Festival América do Sul | Da Redação/Com Diário Corumbaense | 18/08/2015 21h18

Organização monta estrutura da 12ª edição do festival

Compartilhe:

A estrutura para o 12º Festival América do Sul Pantanal ganha forma na avenida General Rondon, em Corumbá. O evento, realizado pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul com o apoio da Prefeitura Municipal e outros parceiros, acontece de 20 a 22 de agosto, e está sendo preparado para receber povos de diversas nacionalidades sul-americanas. O objetivo é reunir países, fortalecer suas relações, ser palco de manifestações artísticas e ser ambiente propício para o debate de temas como cultura, integração, turismo, empreendedorismo e inovação. A ideia desta edição 2015 é o resgate da cultura regional.Segundo o coordenador de infraestrutura do Festival, Gustavo Castelo, são 900 metros de montagem que abrange parte da avenida General Rondon e praça Generoso Ponce. Dois palcos estão sendo montados para apresentações artísticas. Haverá tenda de “Saberes indígenas”, tendas para artesanato, pavilhão para o artesanato América do Sul, além da praça de alimentação que ficará próxima aos palcos, camarim para artistas e tendas para o pessoal de apoio, como bombeiros, policiais e pronto atendimento médico. O Sebrae e o SEMAD também terão locais apropriados.

O festival contará com diversas apresentações musicais como Almir Sater, Falamansa, Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro; Xandão, grupo Acaba, Orquestra de Viola Caipira do SESC, grupo paraguaio Generación, além do peruano Omar Camino e do venezuelano Leonard Jacome e outras atrações. Apresentações artísticas também acontecerão na praça Generoso Ponce e na Arena do Porto Geral, onde se apresentarão artistas como a argentina Compañia de Teatro Fernan Cardama, poesias com Emmanuel Marinho, Oficina de Dança do Pantanal, Teatro Imaginário Maracangalha, grupo Colônia Paraguaia Danças Folclóricas, Tombores do Tocantins, dentre outros.

Saraus, comidas típicas e artesanato de diversos países, curtas de cinema e apresentações de artistas também acontecerão no festival. Nesta edição, destaca-se a exposição “A divisão do Estado”, do artista plástico Humberto Espíndola, pela primeira vez em Corumbá. As oito telas foram pintadas em 1978 e o acervo é de propriedade do Governo do Estado. As telas ficarão expostas no Sesc Corumbá no dia 20, das 17h30 às 22h, e no dia 22, das 10h às 22h.

Como aspectos relevantes do 12º Festival América do Sul Pantanal há a necessidade de destacar a singularidade da região pantaneira no Brasil e no mundo, dar um novo significado à existência do evento, ampliar as atrações para além de Corumbá e chegar aos territórios vizinhos como Ladário, Puerto Suárez e Puerto Quijarro. O evento conta com exposições e atrações artísticas no Sesc, Moinho Cultural, no campus da UFMS localizado no prédio da antiga alfândega, no Clube Corumbaense, praça Generoso Ponce e arena do Porto Geral.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS