Games | OEMS | 11/05/2018 07h46

Acadêmicos organizam 'Cine Fórum' em universidade de Campo Grande

Compartilhe:

O primeiro "Cine Fórum" da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul será realizado em Campo Grande. O evento está sendo organizado por acadêmicos de Letras junto com Coordenação de Letras da UEMS e vai ocorrer nos dias 14, 15 e 16 do mês de maio, deste ano. A programação contará com cinema, literatura, sociedade e debate "um toque na ferida".

"Nascemos da necessidade de debater e o "abre alas" da gente será o cinema, por isso, convidamos todas as minas, monas, manas e manos para um café, um debate e um cinema", convida os estudantes organizadores do evento.

Todos os audiovisuais a serem exibidos no "Cine-Fórum", foram disponibilizados pelos roteiristas pessoalmente para uma mostra única, pública e gratuita na Capital.

"O evento é criado por nos alunos com a aprovação da coordenação, e todas as obras a serem exibidas foram ofertadas pelos roteiristas, e será uma transmissão inédita, pois, os três filmes não estão disponíveis on-line. Temos a intenção de dar voz a esses temas que não são devidamente conversados no nosso dia a dia", explicou uma das organizadoras do evento, a estudante Ágatha Martins Avila.

De acordo com ela, esta será a primeira vez que a edição do "Cine-Fórum" ocorrerá na Capital. Contudo, a estudante afirma que o grupo já está pensando na realização dos próximos eventos, possivelmente no ano seguinte. "A intenção é mostrar que nos alunos também temos que ter voz na universidade", disse.

O primeiro dia será destinado aos curtas-metragens com exibição do filme "A moça que dançou com o diabo", do roteirista João Paulo Miranda Maria, além de mais dois curtas-metragens surpresas, e a mesa de debate falará sobre juventude, sexualidade e religião.

No segundo dia, será a vez da adaptação da literatura para o cinema com o filme "Embargo", uma co-produção Espanha, Brasil e Portugal, dos produtores Antonio Ferreira e Tathiani Sacilotto. O debate falará sobre a literatura e o cinema: quando a vida imita a arte e fará uma homenagem aos 20 anos de prêmio Nobel de literatura de José Saramago.

O dia que fechará o evento será destinado ao "Meu corpo é político" da roteirista Alice Riff. o documentário fala sobre a vida de quatro transexuais paulistanas, dentre elas a cantora e performer Linn da Quebrada. Durante a solenidade, a mesa que debaterá sobre repressão, representação e resistência: as minorias na sociedade, será composta por professores e convidados. Entretanto, todos os participantes terão espaço para discutir, conversar, perguntar e opinar.

Ao final será disponibilizado um certificado de dez horas pelos três dias de evento. As apresentações vão iniciar a partir das 18h30 e vai até as 21h. O "Cine-Fórum" acontecerá no auditório da UEMS, que fica localizada na Avenida Dom Antônio Barbosa, na Vila Santo Amaro de Campo Grande e, vale lembrar, que é gratuito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS