Geral | Com FCMS | 08/03/2024 11h14

Entidade do Breaking Olímpico no Brasil chega em Campo Grande

Compartilhe:

Nesta sexta-feira (8), às 19h, no Museu da Imagem do Som (MIS), será promovida a palestra “Breaking como Esporte Olímpico”, ministrada pelo presidente do Conselho Nacional de Dança Desportiva, Patric Tebaldi . Com entrada gratuita, trata-se de um encontro promovido pela Federação de Breaking de MS para aproximar atletas/artistas do Estado junto ao CNDD. Entidade essa que é reconhecida oficialmente como a responsável nacional pelo Breaking Olímpico no Brasil, incluindo a gestão da primeira seleção da modalidade que irá disputar nos Jogos de Paris (2024).

O MIS fica situado nas dependências do prédio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n.º 559, centro de Campo Grande. A palestra será seguida por uma sessão de perguntas e respostas, onde os participantes poderão interagir com o palestrante e aprofundar sua compreensão sobre o assunto. Mais informações pelo Instagram @fbms.breaking.

A palestra abordará o crescimento global do breaking como uma forma de expressão cultural e como esporte competitivo. O presidente do CNDD, Patric Tebaldi, destacará o breaking enquanto esporte nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, ano de 2018, e sua próxima estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Algo similar que ocorreu com outras duas modalidades esportivas em 2021: Skate e Surf.

Para Tebaldi, agendas como essa no MS é uma chance única, pois mais do que o diálogo com o público permite conhecer de perto os gargalos existentes no interior do Brasil, principalmente, quanto a prática da atividade esportiva e artística.

“Por conta das agendas do CNDD, não digo que viagens assim é algo que acontece com a frequência que gostaríamos. Contudo, surgindo a oportunidade, claro, o Conselho busca estar presente pelos estados, especialmente, os do interior do País porque aí a gente consegue fazer uma ação mais específica nesse sentido junto aos estados e às cidades”, enfatiza o gestor que tem nas mídias e nos atletas olímpicos grandes aliados na disseminação de conhecimento. “Temos nos atletas, que moram em cidades mais interioranas, nossas peças-chaves e com isso eles levam a informação de uma forma mais qualificada, com uma linguagem facilitada. São ações que nos ajudam mais.”

“Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o processo de reconhecimento do breaking como esporte olímpico, os critérios de competição, os desafios enfrentados pela comunidade de breaking e as oportunidades futuras para atletas e entusiastas do esporte”, explica o presidente da Federação de Breaking de MS, Sula Maecawa, que vê na palestra uma janela de oportunidade para “facilitar o diálogo entre os atletas e praticantes do breaking junto ao Conselho.”

A expectativa da organização do evento é reunir atletas de pelo menos nove cidades (Campo Grande, Corumbá, Aquidauana, Nova Andradina, Dourados, Ponta Porã, Rio Bilhante, Maracaju e Rochedo), o que totaliza cerca de 20 crews (grupos de breaking compostos por b.boys e/ou b.girls).

Este evento é uma oportunidade imperdível para todos os interessados no mundo do breaking, incluindo atletas, dançarinos, professores, estudantes e entusiastas do esporte.

“A Federação do Breaking de MS ainda é uma instituição jovem, completaremos um ano no próximo mês [abril]. Temos muito que aprender e crescer junto aos artistas e atletas do Estado. Sem dúvida, essa é a nossa chance de tirar dúvidas e entender melhor o processo de reconhecimento do Breaking como modalidade olímpica e quais as possibilidades a partir disso”.

Serviço:

Palestra sobre “O Breaking como Esporte Olímpico”, por Patric Tebaldi, presidente do CNDD.

Data: 8 de março (sexta-feira)

Horário: às 19h

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som – Avenida Fernando Corrêa da Costa, n.º 559, centro de Campo Grande.

Entrada Franca

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS