"/>
Literatura | Da Redação/Com MS Record | 18/07/2012 11h48

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras elege quatro novos imortais

Compartilhe:

Em assembleia geral realizada nesta terça-feira (17), a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – conforme o seu estatuto e de acordo com recente edital de abertura de vagas – elegeu os escritores Henrique de Medeiros, Hermano de Melo, Renato Toniasso e Elizabeth Fonseca como novos membros efetivos do sodalício. Regularmente inscritos e eleitos, estes novos imortais serão diplomados em posses solenes, respectivamente, nas Cadeiras nº 10 (ocupada anteriormente por José Manoel Fontanillas Fragelli), nº 14 (ocupada anteriormente por Jorge Antônio Siufi), nº 23 (ocupada anteriormente por Rui Garcia Dias) e nº 25 (ocupada anteriormente por Zorrillo de Almeida Sobrinho).

Henrique de Medeiros é jornalista, publicitário, escritor, poeta e editor. É autor dos livros “O Azul invisível do mês que vem - poemas e contos”, “Pirâmide de Palavras - poemas”, “Que as dores se transformem em cores - poemas”, e “Biografia memorialista de David Cardoso”. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (RJ). Quando residiu no RJ, foi redator do Jornal do Brasil e repórter do Jornal O Fluminense. É sócio-diretor da Slogan Publicidade de Campo Grande e sócio-diretor da Editora Letra Livre.

Hermano de Melo é jornalista, escritor, contista/cronista e autor dos livros: “E por falar em frestas” - contos (já na 2ª edição), e “Sobre tudo, um pouco” (artigos e crônicas). Escreve frequentemente sobre temas diversos para jornais (nas áreas cultural, social, política e ecológica). Publica artigos variados no Blog “Liberdade, Liberdade”. Formado em Medicina Veterinária e em Comunicação Social/Jornalismo, é professor aposentado desde 2008 da UFMS.

Renato Toniasso é formado em Engenharia Agronômica, em Administração e em Direito. Escritor e contista, publicou recentemente, com sucesso, o livro “Rede de Espera - contos e crônicas”. Juiz Federal Titular da Seção Judiciária de MS, e também palestrante, é detentor de vários títulos e comendas, inclusive a Insígnia da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário, no Grau de Grande Oficial, conferida pelo TRT.

Elizabeth Fonseca possui pós-graduação “lato sensu” em Língua Portuguesa e Literatura Contemporânea, pela UCDB. É escritora e poeta, autora das seguintes obras: “Sonhos Azuis” - poesias, “Retalhos da Vida” - poesias e crônicas, “Além da Janela” - poesias e crônicas, e ‘Contexto poético de Castro Alves e Thiago de Melo’. Professora do Curso de Declamação Castro Alves, tem intenso engajamento no movimento literocultural do Estado. É também formada em Ciências Contábeis, pela UCDB.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS