Literatura | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 04/07/2012 11h16

Autobiografia retrata pesquisadora e escritora Iracema Sampaio

Compartilhe:

Patrocinado pela Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, o livro “A Dinastia dos Silva no Reino do Rei José”, a autobiografia da pesquisadora e escritora Iracema Sampaio, será lançado nesta quarta (4 de julho), às 19 horas, na Associação Cultural Nipo-Brasileira, na Capital.
 
Além de contar a trajetória de uma das mais atuantes pesquisadoras da cultura sul-mato-grossense, o livro é uma homenagem a Iracema Sampaio, falecida em 6 de agosto do ano passado. Conta com ilustrações de Edvaldo Jacinto.
 
Iracema, como tantos outros, foi adotada por Mato Grosso do Sul. Como dizia, era baiana de nascença, mas sul-mato-grossense de coração. Ainda nova mudou-se para o Estado e entre idas e vindas presenciou o seu nascimento.
 
Em sua trajetória no Estado Iracema Sampaio tornou-se reconhecida nacionalmente como culinarista e pesquisadora da nossa identidade cultural. Tudo isso rendeu a publicação de 12 livros sobre diversos aspectos culturais sul-mato-grossense, que se tornaram referência nos estudos sobre os regionalismos, com maior representatividade na culinária.
 
Entre suas obras destacam-se “Cheiros e Sabores de Mato Grosso do Sul”, que faz um levantamento sobre a culinária do Estado e “MS, Memória e Referência”, que aborda aspectos gerais e temas regionais.
 
“Ela adorava o Estado, vivia fazendo propaganda da nossa cultura, inclusive com reconhecimento nacional. Ela cativava pelo seu jeito dinâmico, franco, autêntico. Era uma figura humana notável e uma grande festeira. Sua casa tornou-se ponto de encontro de amigos que celebram nossa cultura. Sua residência tornou-se uma casa de eventos”, explica a escritora Vera Tylde, amiga de Iracema e uma das revisoras do livro.
 
Segundo Vera, os livros de Iracema Sampaio estão disponíveis nas principais bibliotecas públicas do Estado e foram relançados pela editora. “Revelam muito de sua personalidade e da nossa cultura. Bom para Mato Grosso do Sul e para todos nós”, resume a escritora.
 
“A publicação da auto biografia de Iracema Sampaio, uma grande pesquisadora da cultura sul-mato-grossense, escritora e ativista cultural, é uma homenagem da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul a todo o trabalho que ela realizou durante grande parte de sua vida em favor do crescimento cultural do Estado. Baiana de nascimento e sul-mato-grossense de coração. Iracema faz muita falta”, afirma o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS