Literatura | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 27/09/2012 12h34

FCMS encerra o 13º Proler no projeto Espaço da Poesia

Compartilhe:

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul realiza, nesta sexta-feira (28), a partir das 19h, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania, mais uma edição do projeto Espaço da Poesia. Com palestra, lançamento de livros e apresentação musical do músico Bibi do Cavaco, a iniciativa promoverá o encerramento do 13º Encontro do PROLER - Memória, Atuação e Projeção, evento que visa fortalecer ações de incentivo à leitura. 

Na ocasião acontece o lançamento da coleção “Sentimentos”, da autora Ariadne Cantú. Colorida e ilustrada, por meio de textos cheios de poesia e sensibilidade, a série propõe aos jovens reflexões sobre sentimentos e emoções. Explora a complexidade de cada emoção, trabalhando com crianças e jovens as sensações de e suas consequências. 
 
No Espaço da Poesia, será lançada também a obra “Álbuns da Lusitânia”, da escritora Raquel Naveira. Neste romance de linguagem terna e poética, a autora conta o significado de fotografias antigas da família da protagonista, os Figueira, portugueses de Figueira-da-Foz, que, no início do século XX, imigraram para uma terra distante de cerrados e pantanais: o sul de Mato Grosso, ainda hoje desconhecida de muitos brasileiros. Nascida em Campo Grande, Raquel formou-se em Direito e Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy (França) e mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Raquel pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e ao PEN CLUBE DO BRASIL, além de ser diretora da União Brasileira de Escritores. Suas obras mais recentessão: “Literatura e Drogas e outros ensaios” e “Caminhos de Bicicleta”.

O público também vai poder apreciar a palestra do professor Nataniel Gomes sobre quadrinhos e inclusão. Segundo ele, as histórias em  quadrinhos refletem o momento onde as pessoas se inserem, com suas frustrações, questionamentos, dúvidas, esperanças e preconceitos. Por isso, eles representam um suporte para discutir questões da atualidade e podem ser utilizados até para a questão da inclusão. A questão será abordada a partir de personagens populares dos quadrinhos, como Thor, Charles Xavier, Shazam e outros. 
 
A noite vai ser animada pelo músico Bibi do Cavaco, que participou de grupos de samba de renome como Mel na Boca e Nossa Cor, além de ter acompanhado artistas como o saudoso Moreira da Silva – o rei do samba de breque – em 1989, a grande pagodeira Jovelina Pérola Negra, os puxadores de samba enredo Dominguinhos do Estácio, Carlinhos de Pilares e Rixa, em shows em Campo Grande e São Paulo. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS