Literatura | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Aquidauana | 24/05/2012 12h42

Livro “A saga dos Terena” é lançado em Fórum Indígena

Compartilhe:

Paralelo a realização das atividades do IV fórum sobre a questão Terena realizado nesta terça-feira (22), no salão paroquial da Igreja Matriz, aconteceu também o lançamento do livro “Caminhando pelo mundo – mitologia Terena: a Saga dos Terena”.

A obra organizada pela professora mestre da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha, conta com a participação dos professores Auri Claudionei Matos Frubel (tradutor da obra em Inglês), Eduardo de Oliveira Dutra e Valesca Brasil Irala (tradutores em Espanhol), Janete Lili Azambuja (tradutora em Terena) e Jhony-yxz Franco Monteiro (tradutor em Francês).

Durante o lançamento, Fátima Cristina, lembrou que a obra é continuação do I livro Caminhando pelo Mundo que retrata a origem do povo Terena. Nesta segunda edição, que conta com prefácio do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), a autora reúne pesquisas de diversos outros escritores sobre a mitologia Terena.

“O livro mostra que os Terena sempre foi um povo perseguido, atacado e que tiveram a maior parte de sua vida tendo que se defender, mas sempre lutou e venceu no final, mostrando sua habilidade na agricultura e na arte cerâmica”, comentou.

A autora fez questão de agradecer ao prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) pelo apoio na publicação da obra, que será distribuída gratuitamente para todas as escolas da Rede Pública de Aquidauana. “Sem este apoio prefeito não teríamos chegado até aqui”, disse. 

Na oportunidade, Fátima comentou sobre a aprovação pela UFMS do projeto “Coisas que ouvi dizer”, voltado para a área indígena. O projeto visa desafiar os alunos das escolas municipais da área indígena a pesquisarem junto a seus familiares como pais, avós, tios e anciãos, estórias criativas e desconhecidas pela população. “As 10 estórias mais criativas selecionadas nas escolas serão traduzidas para o Terena, ilustradas e publicadas no mês de abril de 2013”, comentou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS