Museu | Com FVMS | 03/04/2024 12h48

22ª Semana Nacional de Museus é pauta da 1ª reunião do Sistema de Museus

Compartilhe:

Na última quarta-feira (27 de março), aconteceu no auditório do Museu da Imagem e Som de MS a primeira reunião da nova gestão do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul. O Sistema é ligado à gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS e agrega os diversos museus instalados no estado de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com estas instituições, buscando parcerias e prestando assessoria técnica nesta área. As instituições presentes no estado são ligadas ao setor público (federal, estadual e municipal), além de universidades e associações privadas.

Na ocasião ocorreu a posse da nova coordenadora do Sistema, Cristiane Freire, que se colocou à disposição dos gestores dos museus para o desenvolvimento de ações e projetos que deem suporte ao acesso da comunidade às instituições museais. “A idéia é ampliar o nosso campo de atuação aproveitando as oportunidades internas e externas e melhorar a interação entre os gestores e museus. A intenção é chegar em cada município do Estado e ouvir as reais necessidades de cada instituição museal para propormos iniciativas e capacitações, todos nós ajudando uns aos outros, para então ampliar o nosso público”, destacou Freire.

Foi dado ainda o ponta pé inicial das articulações para a programação da 22ª Semana Nacional de Museus. O Sistema dará o suporte para os gestores fazerem as inscrições para o evento. A 22ª Semana Nacional de Museus acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio e é aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros. O período de inscrição e cadastro de atividades será de 02 de abril a 28 de abril. O tema deste ano será “Museus, Educação e Pesquisa”.

O mote da temporada de eventos em celebração do Dia Internacional dos Museus, cuja data é 18 de maio, é definido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Após essa definição, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), mobiliza os museus brasileiros a se inspirarem para a programação dos eventos, a partir da temática escolhida. O objetivo é fomentar e promover a visita aos museus brasileiros.

“O que vai fortalecer o Sistema Estadual de Museus de MS é esse encontro entre os próprios museus do nosso Estado, sejam públicos ou privados, além dessa troca de ideias e de planejamento das ações tanto de fortalecimento dos museus quanto sua própria divulgação. É função da Fundação de Cultura de MS estar esquematizando e organizando isso. Prestar essa assessoria técnica e coletar os dados de cada instituição para sabermos quem são”, finalizou a gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Melly Sena.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS