Museu | Da Redação/Com Notícias MS | 22/09/2015 15h38

Primavera dos Museus é aberta com participação do público

Compartilhe:

O saguão de entrada do prédio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação ficou lotado na noite dessa segunda-feira para a abertura da 9° Primavera dos Museus, que esse ano tem o tema “Museus e Memórias Indígenas”. Serão sete dias dedicados a promoção, divulgação e valorização dos museus brasileiros. Estiveram presentes o secretário da Sectei, Athayde Nery, a secretária adjunta Andréa Freire, a chefe da divisão de museologia social do Ibram, Raquel Teixeira, diretores de museus da Capital, estudantes, entre outros.

A Primavera dos Museus acontece anualmente desde 2007 e é uma ação conjunta de instituições museológicas de todo o país com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Aqui em MS é organizado pelo Sistema Estadual de Museus, vinculado à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS ligada à Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Governo de Estado de MS. O evento conta com parcerias como o Iphan, Museu das Culturas Dom Bosco, Casa da Ciência da UFMS, Museu de Arte Contemporânea, Museu da Imagem e do Som, Museu de Arqueologia da UFMS, Biblioteca Pública Isaías Paim.

A solenidade de abertura  no Memorial das Culturas Apolônio de Carvalho, começou  com a apresentação da Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS, sob a regência de Marcelo Fernandes. O secretário Athayde Nery enfatizou a importância da ocupação do espaço do Memorial. “ Queremos e devemos fazer pulsar a cultura nessa casa, que é nossa , que é de todos vocês. Que possamos durante esses dias resgatar a importância dos Museus na nossa formação”.

A chefe da divisão de museologia social do Ibram, Raquel Teixeira, parabenizou o Sistema Estadual de Museus pelo envolvimento no evento. “ E a escolha da temática local foi perfeita. Nada mais adequado à Mato Grosso do Sul do que dala sobre a temática indígena”.

Quem compareceu a abertura da Primavera dos Museus pode também participar da observação do céu, promovida em parceria com a Casa da Ciência da UFMS e da abertura das exposições “Unidade Guaicuru” e artesanato indígena, no Museu de Arqueologia da UFMS – MuArq; Projeto d Mita Porã, no 3º andar, Sala de Exposição do Museu da Imagem e do Som de MS.  As ações da Primavera de Museus serão realizadas no Memorial da Cultura e nas Instituições Culturais parceiras. As atividades são gratuitas e ocorrem durante toda a semana.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS