Teatro | com prefeitura de Ribas do Rio Pardo | 24/05/2023 12h14

O teatro retorna a Ribas do Rio Pardo com a peça “Uma Moça da Cidade”

Compartilhe:

O Grupo de teatro UBU traz para Ribas do Rio Pardo - nesta quarta-feira (24), a partir das 19h30, no Plenário da Câmara Municipal – a peça “Uma Moça na Cidade”. A realização do evento é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, com a finalidade de aproximar o teatro da população.

A peça “Uma Moça da Cidade” é um dos projetos vencedores do edital do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), que estimula a produção e difusão das manifestações artísticas e culturais em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Ao mesmo tempo, a peça faz parte das comemorações dos 32 anos do Grupo UBU. Às 14h, também nesta quarta-feira (24), haverá também uma oficina de práticas cênicas gratuita na Câmara Municipal.

O Grupo UBU realizará 12 apresentações do espetáculo “Uma Moça da Cidade” e 12 oficinas de práticas cênicas por municípios de Mato Grosso do Sul. O Grupo UBU - grupo de artes cênicas, originou-se na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com o nome de “Grupo Teatral e Performático Monopólio Alface Negra”, em 1991, e tornou-se “Cia Troupe de Teatro” em 1997 quando se desvinculou daquela instituição. Em 1999 titulou-se “República Cênica”, e assim permaneceu até meados de 2007, quando passou a se chamar Grupo UBU – Grupo de Artes Cênicas, perfazendo 32 anos de trajetória, pesquisa continuada e trabalho.

Em seu currículo constam 16 espetáculos, 5 performances, 5 prêmios nacionais conferidos pela FUNARTE e Ministério da Cultura, temporadas nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, além de diversas premiações em festivais de teatro. O Grupo UBU é responsável pela realização do 1º Festival Nacional de Teatro de Campo Grande, em 1996, a constituição do marco “CTC - Casa Teatro Circo” (associado ao Circo do Mato), e inúmeras participações e contribuições em eventos, aparelhos e mecanismos públicos de incentivo, fomento e manutenção da atividade artística e cultural.

Esta será a sexta versão da encenação de “Uma Moça da Cidade”, que é considerada uma peça de médio porte por conta da grandiosidade de seus cenários, adereços, figurinos, iluminação e música original. A peça tem – em seu elenco - o diretor e ator Anderson Bosh, os atores Douglas Moreira e Edner Gustavo, além de Douglas Caetano na técnica e música original de Ewerton Goulart. As apresentações serão gratuitas e distribuídas contemplando 12 cidades do interior.

Outra ação do projeto é a realização de “Oficinas de Práticas Cênicas”, que são oficinas onde o Grupo UBU propõe a experimentação e vivência dentro do teatro a partir da encenação da obra “Uma Moça da Cidade”. As oficinas serão gratuitas e abertas para todos os púbicos interessados em experienciar uma oficina de teatro.

Esta é a 2ª etapa do projeto “Teatro Interior” através do edital FIC/MS. A primeira etapa aconteceu em 2021 com seis cidades do Estado contempladas. Todas apresentações são abertas, gratuitas e acompanhadas de ações formativas através de oficinas, vivências e workshops, levadas gratuitamente a população local.

“Essa é a importância da manutenção de programas de fomento à cultura, seja da Prefeitura, do Governo do Estado ou do Governo Federal - de preferência dos três. Esse espetáculo poderá ser exibido gratuitamente para a população, em diversas cidades do interior de Mato Grosso do Sul graças ao Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Arte e Cultura de Mato Grosso do Sul (FAC/MS), que oportunizou financeiramente a realização do projeto em sua plenitude”, disse o diretor e ator Anderson Bosh.

Serviço:

Sessões do espetáculo UMA MOÇA DA CIDADE e Oficinas de Práticas Cênicas

Data: 24/05 a 06 de junho de 2023

Cidades: Ribas do Rio Pardo; Água Clara; Alcinópolis; Costa Rica; Figueirão; Camapuã; Chapadão do Sul; Cassilândia; Paranaíba; Aparecida do Taboado; Paraiso das Águas e Inocência.

Programação gratuita

Comunicação: @grupoubu, grupoubuartescenicas@gmail.com

Fone: (67) 9 9339-5734

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS