Artesanato | Com FCMS | 26/09/2023 11h18

FCMS fomenta artesanato com participação de Feira em Fortaleza

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva para Fortaleza, no Ceará, o artesanato da nossa região para a 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura– Fenacce 2023, a ser realizada de 26 de setembro a 1º de outubro de 2023, no Centro de Eventos de Fortaleza – CE.

Como forma de celebrar esses artistas e proporcionar novas oportunidades de negócios, a partir desta terça-feira (26), acontece este evento, que conta com mais de 1.500 artesãos de todos os Estados e 320 expositores.

Mato Grosso do Sul será representado pelas artesãs Josefa Marques Mazarão e Cláudia Cristina Benites Veiga Castelão, e pelas entidades União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul – UNEART/MS, Associação dos Produtores de Artesanato e Artistas Populares do MS – PROART/MS, AMI – Associação dos Microempreendedores individuais de MS e Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul – ARTEMS.

A programação cultural será intensa durante o período da Feira. Para embalar a cerimônia de abertura da Fenacce, o músico Waldonys vai se apresentar no espaço no dia 26, a partir das 20 horas. Já na sexta-feira (29), o público poderá conferir o show de Jorge Vercilo, também às 20 horas.

Para ter acesso ao pavilhão de expositores e aos shows, os interessados devem doar 2 kg de alimentos na entrada. Os itens recebidos serão destinados a programas sociais. Em 2022, foram arrecadadas mais de 23 toneladas de alimentos.

Na programação do evento, além das obras expostas, haverá palestras, rodas de conversa, talk shows, oficinas de artesanato e de gastronomia. Para participar das oficinas não é necessário inscrição prévia, bastando chegar antes do horário de início. A programação completa com os horários está disponível no SITE DO EVENTO.

Outro destaque é a feira internacional de negócios, na qual compradores convidados de todos os continentes irão apreciar o artesanato nacional, estimulando o networking. A iniciativa foi realizada pela primeira vez em 2022 e será expandida neste ano.

No campo da formação, a Fenacce contará com palestras com temas que buscam incentivar a projeção dos negócios dos participantes. “Moda e Empreendedorismo na Economia Criativa”; “Políticas Públicas do Artesanato Brasileiro”; “Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Economia Criativa” são alguns dos temas que serão abordados.

Como forma de se posicionar como local para manifestações artísticas de todas as partes do Brasil, a Fenacce contará com obras que representam a riqueza de cada região do país. Objetos feitos à base de borracha, de couro e madeira da região Norte; rendas de bilro do Nordeste; biojóias de chifre e couro do Centro-Oeste; decorações em ferro do Sudeste; objetos decorativos em retalhos têxteis do Sul são algumas das obras que poderão ser vistas nos corredores do Centro de Eventos.

De acordo com Stella Pavan, organizadora do evento, a Fenacce, hoje, é a feira de artesanato que mais cresce no Brasil, se posicionando dentro do calendário nacional e com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro. Para a edição 2023, a expectativa de público é de 40 mil pessoas durante os seis dias de evento.

Um dos pilares da Fenacce é a atenção à sustentabilidade. Dessa forma, foi contratada uma empresa para realizar o manejo dos resíduos gerados durante o evento, para que sejam feitos o reaproveitamento e a reciclagem.

“Então, além de ter toda essa operacionalização desses resíduos, nós vamos doar os resíduos sólidos para algumas empresas cadastradas, onde eles serão transformados, muitos deles em arte, e outros em subsistência dessas famílias que vivem da reciclagem”, pontua Stella Pavan.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS