Artesanato | Com FCMS | 18/09/2023 14h33

FCMS leva Oficina de Modelagem em Argila para Nova Andradina

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, levou para o município de Nova Andradina a Oficina de Modelagem em Argila Bichos do Pantanal. Participaram também moradores do distrito de Nova Casa Verde e professores da Apae de Nova Andradina.

Nesta sexta-feira, 18 de setembro de 2023, foi o dia de finalizar as obras com pintura. “Hoje é o dia da técnica de pintura. Iniciamos no dia 11 com a técnica da modelagem, de colocar também o jornal por dentro para se tornar leve e não ter perda, a modelagem dos bichos do pantanal que são a onça, tuiuiú, capivara, e hoje estamos finalizando com a pintura”, explica o ministrante da oficina, Cleber de Brito:

Na vida do professor Cleber, o artesanato feio de família: “O artesanato para mim veio de família, começou com um tio que foi passando para os sobrinhos, para os filhos… então toda a família hoje mexe com artesanato, eu vivo do artesanato desde 1984. O artesanato para mim hoje é minha história de vida, o que eu tenho, o que eu construí, criei os meus filhos, tudo é do artesanato. O artesanato a princípio para eles pode ser uma terapia, uma inspiração e se tornar também uma fonte de renda, pode ser uma fonte de renda extra ou a principal”.

Um dos participantes da oficina, Victor Ricardo Vitor, professor de Educação Física, explica que desde pequeno tinha uma veia artística para o artesanato: “Desde criança sempre fui meio arteiro em fazer carrinhos de brinquedo, pipa e hoje eu tive a oportunidade de aprender algo diferente, que é com argila. Não é fácil, primeiramente, porém quando a gente vai tendo a ajuda do Cleber, que é o professor, a gente vai vendo que vai saindo uma obra-prima e quando a gente termina a gente nem imagina que foi a gente mesmo que fez. Nosso objetivo como professores é ensinar, e a gente tem uma proposta muito grande de estar passando para os outros alunos. Aprender e reviver essa arte, começar a espalhar isso para o mundo”.

Para Elaine Alves Arruda, professora de Artes Visuais da Apae, a oficina veio ao encontro da realidade da instituição em que ela trabalha: “Este curso que a gente está fazendo de argila veio de acordo com a realidade que a gente tem lá, porque na Apae a gente trabalha muito na prática. Tudo o que a gente está aprendendo aqui a gente já tem planos de levar para lá. Esse curso está trabalhando muito a questão da nossa cultura e os alunos já estão ansiosos esperando para a gente começar a trabalhar lá. A gente já tem uma visão melhor, já aprendemos outras técnicas, e a gente já vai se organizando para poder passar lá. A gente está levando esta cultura, este ensinamento adiante com os nossos alunos especiais que também têm habilidades para serem desenvolvidas”.

Ana Lúcia Ferreira Vasconcelos, diretora da Fundação Nova-andradinense de Cultura, diz que a parceria do município de Nova Andradina com a Fundação de Cultura é de fundamental importância. “A gente precisa dessas parcerias porque para a comunidade aprender técnicas novas. Aqui em Nova Andradina a gente tem um povo muito talentoso, um pessoal muito esforçado, e eles atendem a essa demanda. Então essas oficinas que a Fundação de Cultura está trazendo, além de ser uma novidade para muitos, a modelagem em argila, esse forno que o professor ensinou, que é um forno que pode ser feito, qualquer um pode ter na sua casa, que foi feito com latão de óleo diesel vazio, então para quem não tem o poder aquisitivo de comprar um forno pode estar usando esse forno para queima, e as pessoas que fizeram vão poder ter um extra, além de estar fazendo uma terapia na execução dessas oficinas de argila, vão poder depois reforçar o orçamento doméstico”.

Ana Lúcia diz que ficou muito satisfeita com esta oficina pois proporcionou a participação de mães de alunos da Apae, professores da Apae e até mesmo moradores do distrito de Nova Casa Verde. “Aconteceu uma coisa nessa oficina agora que eu fiquei assim muito satisfeita. A gente ligou, a gente fez propaganda, divulgação das aulas, mas ainda tinha três vagas. E aí eu convidei os professores da Apae, porque eu acho que os professores da Apae fazendo o curso eles vão poder repassar para um maior número de pessoas, eles têm os alunos lá que eles dão as oficinas. E a gente pode atender também o distrito de Nova Casa Verde, porque aqui tem uma peculiaridade, a gente tem algumas mães que têm que trazer seus filhos para a Apae, e os filhos precisam da companhia da mães para vir neste ônibus, eles não vêm sozinhos. As mães vêm para cá, e enquanto os filhos estão na Apae, elas têm que procurar uma ocupação, então esta semana veio a calhar esta oficina, elas vieram aqui fazer o curso enquanto os filhos estavam fazendo as atividades na Apae. E depois elas vão continuar durante este período em que elas estiverem à tarde na Apae, vão estar fazendo a modelagem em argila e no final do ano já estão agendando uma feira para comercializar estes produtos”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS