Carnaval | Com Prefeitura de Corumbá | 12/02/2024 11h09

São João, festa popular mais tradicional de Corumbá, ganha Avenida

Compartilhe:

Penúltima a desfilar, a Acadêmicos do Pantanal apostou suas fichas na mais tradicional festa popular de Corumbá: o São João. Com o enredo "Banho de São João de Corumbá, Patrimônio Cultural e Imaterial do Nosso Pantanal", seus 500 componentes contaram as origens da festa que reúne o sagrado e o profano na beira do rio Paraguai na noite de 23 para 24 de junho.

As 16 alas do desfile contaram que o São João Pantaneiro é único, pela tradição do banho ou batismo, com influências da cultura portuguesa e incorporação de danças indígenas e africanas, onde se destacam os cantadores de cururu e suas violas de cocho e as cirandas do siriri no levantamento do mastro do santo. Esse é um costume que remete ao batismo de Jesus, feito por João Batista no Rio Jordão, e revela a mistura entre o catolicismo e outras religiões de matriz africana como umbanda e candomblé, celebrando a presença de João (Católico) e Xangô (Africano) na festividade. Mostrou o caminho percorrido até o reconhecimento como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), oito quesitos, com dois jurados cada, estiveram sob avaliação: bateria; samba-enredo; fantasias; alegorias; enredo; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira e o conjunto harmônico (harmonia/evolução). Pelo regulamento, as agremiações tiveram tempo mínimo de 55 minutos de desfile e máximo de 70 minutos.

O Carnaval de Corumbá 2024 - 'Pantanal é a Passarela do Samba e da Alegria' é uma realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESCC) e Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS). O apoio cultural é da Ala Telecom.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS