Dança | Aline Lira | 01/09/2022 13h34

Workshop de Locking promete levar muita dança para Orla Morena

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (1º de setembro), vai rolar o Workshop Especial de Locking, com o artista Villas Castro, das 19h às 21h30, no palco da Orla Morena. Natural de Belo Horizonte (MG), o artista, que mora há alguns anos em Corumbá, virá para Campo Grande com a finalidade de fomentar a cultura Hip Hop, por meio de uma aula que ofereça a bailarinos e amantes da dança a oportunidade de aprimoramento técnico.

“Vou passar a nomenclatura e a história do Locking, de como começou. Ensino sobre como esse estilo ganhou grande destaque midiático, com James Brown, por volta de 1960, quando surgiram o Soul e o Funk. Foi a partir daí que o locking ganhou notoriedade”, explicou Villas que adiantou até um breve spoiler, “Depois vai ser passado uma coreografia no estilo proposto. Então, serão quatro temas dentro de uma programação: nomenclatura, história, movimento e coreografia”.

Promovido de forma independente, sem recurso público, o workshop é uma iniciativa da Liga Locking de MS, com o apoio da Bang Wear, marca de têxtil voltada à economia criativa, com criações de roupas no estilo street wear, de autoria campo-grandense.

“É importante uma ação como essa porque ela não apenas vem trazer conhecimento sobre essa modalidade de dança que é o locking, como reforça a importância da cultura Hip Hop como um todo, ou seja, oferece aos artistas a oportunidade de intercâmbio de conhecimento e, em paralelo, aproxima o público, pessoas que estarão pela Orla a conhecer o trabalho que já existe aqui na Capital e, também, no MS”, enfatiza o coordenador da Liga Locking de MS e, também, dançarino, Zeka de Souza.

A inscrição será feita de forma colaborativa, ou seja, cada aluno colabora com a quantia que puder. “A ideia é que todo mundo possa participar. Quem, por ventura, não puder contribuir, não será uma exigência. A proposta é fortalecer a cultura Hip Hop e democratizar o acesso às suas várias vertentes, em especial, o locking neste workshop”, pontua o artista Villas.

As pessoas interessadas em participar podem acessar o Instagram (@ligalocking).

Artista

Breno Henrique mais conhecido, profissionalmente, como Villas Castro, atua na área artística desde os 7 anos de idade. Já realizou trabalhos a nível nacional e internacional, também executou atividades em parcerias com instituições conhecidas como a Apae, por exemplo. Além de ter desenvolvido diversos vários projetos em comunidades periféricas, com carência ao acesso à cultura, com ênfase nas habilidades lúdicas de pessoas das mais diferentes faixas etárias, de crianças a idosos.

Locking

O termo "locking" vem do inglês "travamento". O nome é baseado no conceito de movimentos estáticos, o que significa congelar a partir de um movimento rápido e "travar" em uma determinada posição, mantendo essa posição por um curto período de tempo e depois dar continuidade na mesma velocidade de antes. Baseia-se em movimentos rápidos e distintos de braços e mãos combinados com quadris e pernas mais relaxados. Os movimentos são geralmente grandes e exagerados, e muitas vezes muito rítmicos e bem sincronizados com a música. Já o termo lockers se refere aos bailarinos que dominam a técnica dessa arte.

Um estilo que inclui muitas acrobacias e movimentos fisicamente exigentes, como aterrissar de joelhos e a abertura. Esses movimentos geralmente exigem proteção no joelho. De tão inovadores, o locking conquistou, ao longo das décadas, a cultura pop e, também, Hollywood, prova disso são os diversos clipes musicais e filmes em que artistas aparecem praticando movimentos deste estilo de dança.

Serviço:

Workshop Especial de Locking

Data: quinta-feira (1º de setembro)

Horário: das 19h às 21h30

Local: Orla Morena - Centro de Campo Grande

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS