Debate | Com Uems | 19/07/2019 10h16

Roda de conversa discute violência na vida das Mulheres Negras

Compartilhe:

Ocorre na próxima quinta-feira (25), a Roda de Conversa com o tema “A violência na vida das Mulheres Negras”, das 8h às 11h, na Casa dos Conselhos, Rua João Rosa Góes, 395 - Centro, em Dourados.

O evento é organizado de forma cooperativa pelo Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-brasileiros - COMAFRO/Dourados, Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia - CEPEGRE/UEMS e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UFGD.

Nesta data, em 25 de julho de 1992, aconteceu o primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana, cuja pauta de discussão era relacionada ao machismo, racismo e formas de combatê-los. Fortaleceu-se assim uma rede de mulheres, dando início ao Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, data que foi reconhecida pela ONU no mesmo ano.

No Brasil, celebramos também em 25 de julho o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra (Lei nº 12.987/2014, sancionada pela presidente Dilma Rousseff). Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que viveu durante o século XVIII.

As datas do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, 25 de Julho, não tem como objetivo festejar, e sim fortalecer as organizações voltadas às mulheres negras, visibilizando a luta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS