Eventos | Da Redação/Com Assessoria | 16/10/2013 10h16

2ª Semana do Arquivo Público de MS é realizada em Campo Grande

Compartilhe:

Conscientizar e capacitar os interessados e gestores de arquivos públicos para que sejam resgatadas e preservadas a memória de um povo são os principais objetivos da 2ª Semana do Arquivo Público de Mato Grosso do Sul – Fontes para a História.  O evento promovido pela Fundação de Cultura de MS acontece desde a manhã desta segunda-feira (15/10) no Centro Cultural José Octavio Guizzo e vai até amanhã.

Cerca de noventa pessoas, entre pesquisadores, professores, historiadores, acadêmicos e interessados no assunto participam do encontro. Várias autoridades dentre elas Doralice Martins, Superintendente de Documentação e Informação da Secretaria de Administração do Estado, Prof. Augusto César Proença do Instituto Histórico e Geográfico de MS e da Academia Sul Mato-Grossense de Letras, Professora Iolete Moreira, Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural de MS da FCMS, Leoneida Ferreira, Coordenadora do Arquivo Municipal de Campo Gande,  entre outras. 

No Estado são poucos os municípios que possuem um arquivo público, como é o caso de Corguinho, município que fica a 89 km da Capital. Jaqueline Cunha, coordenadora de Cultura e Turismo deste município falou da importância e do interesse que a sua cidade têm de preservar a história “São fatos que devem ser guardados e preservados, senão as gerações futuras não saberão da história de nossa cidade”.

O município de Campo Grande teve seu arquivo público criado em 1991. Denominado A.R.C.A.,  é depositário da memória coletiva e, nessa condição, tem sob sua guarda importantes documentos como o Código de Posturas, de 1905, a Planta do Rocio de Campo Grande, de 1909, entre outras raridades. Fazem parte do seu acervo documentos da Intendência (atual Prefeitura Municipal) desde 1906, plantas arquitetônicas desde 1919, além de coleções de jornais da década de 1940 à de 1980. No momento a A.R.C.A. está em reforma para uma ampliação do espaço.

Durante a abertura foi lançado o portal do Arquivo Público Estadual arquivopublico.ms.gov.br. e o “Guia de Referências Bibliográficas da História de Mato Grosso Uno e Mato Grosso do Sul”, disponível em formato digital.  A publicação impressa do Guia acontece em dezembro deste ano.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS