Eventos | da redação/com MS Notícias | 13/09/2014 19h23

Projeto Prosa e Segredo será apresentado em Jaraguari

Compartilhe:

Jaraguari (MS) - Mais uma edição do projeto Prosa e Segredo será apresentada no Estado e dessa vez, o evento será realizado no município de Jaraguari – distante 48 km da Capital, nos dias 12 e 13 de setembro. No primeiro dia, será apresentada a oficina de contação de histórias com os professores da escola municipal Francisco Antônio de Souza, e no sábado, a Cigana e o Cantadô se apresentarão na praça Central Santa Rita de Cássia, às 18h.


De acordo com a Michelly Dominiq, que é idealizadora do projeto, o trabalho atenderá cinco municípios do estado e o primeiro a receber foi Bodoquena, nos dias 15 e 16 de agosto. “Foi muito gratificante o envolvimento do público em Bodoquena. Tanto que nosso compromisso foi firmado com a escola do assentamento Sumatra e acabamos realizando outra apresentação no acampamento Morraria do Sul”, disse Michelly.


O objetivo do projeto é colocar em prática a pesquisa realizada pela pedagoga, que obteve apoio dos programas federais e estaduais Funart (2012) e o FIC (2014). Foi realizado um intercambio cultural nas cidades de Mossoró, Macau, Currais Novos e Natal (no Rio Grande do Norte) e Bataguassu, Três Lagoas e Campo Grande (Mato Grosso do Sul), que resultaram na publicação do livro ‘Prosa e Segredo…Histórias de Comunidade do Campo’.


Após receber aprovação do FIC, o grupo iniciou as atividades no mês de julho, em Campo Grande, com oficinas e apresentações realizadas no teatro Aracy Balabaniam. No cronograma de trabalho estão previstas apresentações nos municípios de Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo e Ivinhema.


Influências


A idealizadora do projeto, Michelly Dominiq ressaltou a importância do método de contação de histórias, no fazer pedagógico e como prática de preservação da cultura das comunidades do interior. “Queremos apresentar aos professores a importância da contação de histórias para o desenvolvimento do aluno, apresentando técnicas, discutindo temas, enfatizando a importância dos contos folclóricos e tradicionais, buscando um alcance lúdico e pedagógico”.


Entre as influências da pedagoga estão a obra do folclorista Câmara Cascudo (RN), da pesquisadora sul-mato-grossense Marley Sigrist (Chão Batido) e do psicólogo Bruno Bettelhim. “O mais gratificante do trabalho foi reunir o material pesquisado e promover uma intersecção entre as culturas sul-mato-grossense e nordestina”.


O diário de bordo do projeto pode ser acompanhado pelas redes sociais, na fanpage do Prosa e Segredo: www.facebook.com/prosaesegredoou pelo site www.prosaesegredo.com.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS