Escola de Três Lagoas recebe palestra sobre história da fotografia

"/>
Fotografia | Com Prefeitura de Três Lagoas | 01/11/2021 09h29

Escola de Três Lagoas recebe palestra sobre história da fotografia

Compartilhe:

Buscando estimular os alunos após um ano fora da sala de aula em razão da Pandemia, a professora de Arte da Escola Municipal General “Nelson Custódio de Oliveira”, Marina Vilela, decidiu complementar seu plano de aula convidando o fotógrafo Elias Dias e o cinegrafista e editor de vídeos Alex Brito, ambos da Diretoria de Cultura, para palestrarem sobre a Invenção das Câmeras Fotográficas.

De acordo com a professora, a ideia veio para não só melhorar o que já estava sendo proposto no material didático, como também animar a turma de alunos do 5º ano.

“Quando retornamos vimos que nossos alunos estavam desestimulados, tristes e sem perspectivas, muitos perderam famílias com essa doença, e foi assim, observando as crianças maiores que ao montar um plano de aula, fazendo pesquisa no livro didático de Arte que veio a ideia”, disse.

Seguindo todos os protocolos de segurança, aproximadamente 140 alunos (divididos por turma e período) assistiram a palestra sobre a história da fotografia, evolução das câmeras fotográficas, utilização dos smartphones na fotografia, além de responder às dúvidas dos alunos.

Segundo Elias, “levamos câmeras antigas, rolo de filme fotográfico, filmadora antiga de VHS e monóculos e foi muito interessante ver a curiosidade deles e a alegria ao serem apresentados aos equipamentos que eles desconheciam em relação a cultura da fotografia no brasil e no mundo”, disse o fotógrafo.

De acordo com a professora, as crianças ficaram encantadas, pois nunca tinham visto nada igual. “O processo que o Elias mostrou em vídeo foi encantador para eles, foi como uma mágica. Em sala de aula os comentários continuaram, fazendo muitas perguntas, eles queriam poder ver de perto todo o processo da fotografia. E eu fiquei feliz em ver meus alunos sorrindo e admirados. Agradeço muito o apoio do Elias”, disse Marina.

O próximo passo das crianças agora será confeccionar suas máquinas fotográficas de material reciclado como trabalho de Arte.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS