Fotografia | Da redação | 23/11/2016 15h08

Estudantes da Escola Dom Aquino Corrêa divertem-se em trabalho de fotografia com perspectiva forçada

Compartilhe:

Os estudantes da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Amambai, realizaram um trabalho envolvente, que os fez aprender enquanto se divertiam fotografando com perspectiva forçada. A ideia, da professora de Arte Aryane Piassa Sestito Neto, foi proporcionar às turmas do 9º ano do ensino fundamental uma visão mais ampla da arte na contemporaneidade, apresentando diferentes formas artísticas, nas quais a rígida separação entre objetos industrializados e obras de arte foi superada, prática geralmente vista no cinema e na fotografia.

O trabalho começou em sala de aula, com aulas teóricas sobre a arte na contemporaneidade, a fotografia como forma artística e a evolução da fotografia e o cinema até os dias atuais. Antes que os estudantes fotografassem, eles relembraram o conteúdo sobre técnicas de perspectiva, como perspectiva por deslocamento de plano e pelo ponto de fuga, utilizadas no período renascentista; e também como utilizar os recursos ISO, diafragma e obturador de uma câmera fotográfica.

Para fotografar, os adolescentes utilizaram câmeras fotográficas semiprofissionais, com orientações da professora, Depois de prontas, as melhores imagens foram escolhidas e algumas trabalhadas no computador, pela professora, em um editor de imagens. “Neste trabalho, usamos câmeras semiprofissionais, mas as imagens podem ser captadas por qualquer tipo de máquina, até mesmo aparelho de telefone celular”, explicou a professora de Arte.

Para os estudantes, foi muito gratificante a oportunidade de fazer algo novo, aliado à tecnologia e que facilite a aprendizagem, conciliando teoria à prática. “O projeto de fotografia foi bom desde o começo, pois abriu oportunidades por trás da aula de Arte na escola. Antes da realização das fotos, estudamos a história da fotografia e como foi inserida como arte. Conseguimos enxergar como nos dias atuais é muito mais fácil você ter um momento registrado por meio da fotografia. A tecnologia é hoje um dos meios mais utilizados pelos jovens, e devemos poder ter a oportunidade de utilizar ela para a educação”, explicou o estudante Leandro Jesus Aguilheira.

Para a estudante Mariana Marçal Mendes, a professora acertou quando decidiu usar a fotografia, de maneira tão dinâmica, nas aulas. “Quando a professora disse que nós iríamos começar a estudar fotografia eu me animei muito. Foi ótimo aprender sua origem e desenvolvimento. Já nas aulas práticas e me diverti, afinal, nós adoramos fotografia e esta foi um dos momentos mais legais que tivemos”, afirmou.

De acordo com a professora, para alcançar o objetivo esperado é preciso inovar e buscar melhorar constantemente a forma de trabalhar com a educação. “Precisamos estar dispostos a aceitar as novas tecnologias e as mudanças nos jovens e saber agrega-las ao nosso conhecimento de forma que as tenhamos a favor da educação. Assim, poderemos trabalhar de uma forma mais consciente a educação nos dias atuais”, concluiu Aryane.

Para quem quiser saber mais sobre o projeto, a EE Dom Aquino Corrêa publicou um vídeo em sua página no Facebook.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS