Geral | Com FCMS | 17/01/2023 09h48

Governo de MS restauram Centro Referencial da Cultura Terena

Compartilhe:

A valorização da ancestralidade dos povos originários de MS foi celebrada na segunda-feira, 16 de janeiro, com a assinatura da ordem de serviço de restauração do Centro Referencial da Cultura Terena (Cerecute) que fica na entrada da cidade de Miranda. A realização da obra ficará a cargo do Governo de MS, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A obra terá investimento de R$1,5 milhão e a entrega está prevista para junho deste ano.

Inaugurado em 2004, o Centro Referencial da Cultura Terena nunca passou por obras de reforma. O local abriga acervo cultural das aldeias indígenas Terena de Miranda e serve ainda como local de comercialização de artesanato indígena produzido por artesãos de todas as aldeias do município.

O convênio firmado entre a FCMS e a Prefeitura Municipal de Miranda, tem o objetivo de apoiar a restauração e revitalização do centro referencial, visando à salvaguarda e o fomento à cultura terena. O espaço é um local de troca de atividades artísticas e culturais, sendo um grande marco legal que preserva a cultura desses povos como construção e elemento simbólico, que visa a agregação social da comunidade.

O Centro será totalmente revitalizado, com a retirada e reconstrução de cobertura, limpeza e pintura de paredes, troca de azulejos, restauração total dos fechamentos, aplicação de imunizante nas madeiras e verniz retardante anti chama, restauro total de esquadrias, dos pisos de ardósia, instalações elétricas e hidrossanitárias, projeto de combate ao incêndio e acessibilidade.

Para o diretor presidente da FCMS, Max Freitas, “Essa é uma obra de muita importância, os recursos aqui aplicados serão investidos junto com a comunidade e fica aqui o nosso comprometimento em transformar o Centro Referencial de Cultura Terena não só um lugar de comercialização, mas um local de formação contínua das populações indígenas de Miranda, para que os ensinamentos possam permanecer vivos através das gerações”.

Outras Obras

O Governo de MS investiu em 2022 mais de 23 milhões de reais em reforma, manutenção e restauro de equipamentos culturais geridos pelo Estado. O Museu de Arte Contemporânea, a Casa do Artesão, Castelinho de Ponta Porã, a Concha Acústica Helena Meirelles, o Centro Cultural José Octávio Guizzo e Igreja São Benedito foram os locais que receberam os investimentos, que resultarão em melhorias nas instalações e preservação do patrimônio cultural de MS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS