"/>
Geral | Com FCMS | 15/02/2024 10h36

“Rotas Monçoeiras: A História de um Rio e seu Povo” é o novo documentário sobre MS

Compartilhe:

16 de fevereiro de 2024, às 19h, O FIC – Fundo de Investimentos Culturais apresenta no Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), um trabalho da produtora ZoomMira Filmes, Van Life Studio o longa-metragem “Rotas Monçoeiras: A História de um Rio e seu Povo”, entrada gratuita. O Museu da Imagem e do Som de MS fica no prédio da Fundação de Cultura de MS, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar.

As Rotas Monçoeiras foram importantes expedições realizadas nos séculos XVIII e XIX entre São Paulo e Mato Grosso, devido à descoberta do ouro em Cuiabá, ocorridas como um desdobramento das Bandeiras Paulistas, tendo sido um dos maiores movimentos migratórios do Brasil rumo ao oeste no período colonial, através dos rios do interior do país.

Essas expedições contribuíram significativamente para a formação dos primeiros povoados que deram origens as cidades de Coxim, Camapuã e região.

Com uma narrativa contemplativa e quase didádica, o filme busca captar as sensações e sentimentos das populações ribeirinhas, artistas locais e pescadores da área de entorno do RIO-CÊNICO ROTAS MONÇOEIRAS, unidade de conservação dentro de boa parte do rio Coxim e seu entorno, que preserva ícones paisagísticos, ambientais, históricos e culturais únicos.

O longa-metragem possui recursos técnicos sofisticados: som e imagem em alta definição, com imagens aéreas e a apropriação de inteligência artificial.

O RIO-CÊNICO ROTAS MONÇOEIRAS é uma unidade de conservação da natureza considerada por muitos como um modelo para o Brasil e o mundo, guardando ícones culturais, históricos, arqueológicos, paisagísticos e ambientais únicos.

Este belo trabalho de Cid Nogueira, Silas Ismael e Ariel Albrecht relata a história do rio Coxim como uma das mais importantes vias de acesso ao extremo oeste do Brasil à época das Bandeiras e das Monções Paulistas, desde seu primeiro aparecimento nos registros históricos até os dias atuais com a existência da APA – Área de Proteção Ambiental Rio-cênico Rotas Monçoeiras – num recorte de cerca de 300 anos de história – desde a efetiva ocupação do oeste brasileiro e da América do Sul, passando pela consolidação do território e sua cultura, até os problemas socioambientais de hoje na referida unidade, narrando essa construção de modo imparcial e ao mesmo tempo propositivo, através de “autoridades” notórias no assunto, conferindo ao rio um status de objeto de estudo ambiental tanto quanto de patrimônio cultural sul-mato-grossense, aguçando a curiosidade e o interesse do espectador acerca da temática abordada.

“Rotas Monçoeiras: A História de um Rio e seu Povo”, um longa rico em história e beleza. Um filme obrigatório no resgate das nossas origens!

Serviço:

O que: Lançamento do documentário: “Rotas Monçoeiras: A História de um Rio e seu Povo” (DOC, 70 min., 2023) de Cid Nogueira.

Quando: 16 de fevereiro, 19h, entrada gratuita.

Onde: Museu da Imagem e do Som de MS, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS