100 anos da Semana de Arte Moderna: a data foi fundamental para o incentivo à leitura no Brasil

"/>
Literatura | Verônica Garcia Rocha da Silva | 14/02/2022 10h31

100 anos da Semana de Arte Moderna: a data foi fundamental para o incentivo à leitura no Brasil

Compartilhe:

Realizada em fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna marcou o início do modernismo no Brasil e rompeu alguns padrões estéticos da arte, trazendo diversas inovações na área e uma busca por nossa própria identidade e éthos enquanto sociedade. Desejava-se um maior “abrasileiramento” e olhar voltado para a nossa realidade cultural na literatura, pintura, música e escultura, assim como um rompimento ao excesso de formalismo, academicismo, hermetismo e erudição que tinham tomado conta de nossa arte e a distanciado do dia a dia da grande maioria dos brasileiros. A proposta era de se fazer uma arte que fosse mais inclusiva e acessível ao máximo de brasileiros.

Para Eduardo Villela, book advisor e profissional com mais de 16 anos de experiência no mercado editorial, “muito se fala do impacto da Semana de Arte Moderna na mudança de diferentes visões artísticas, mas pouco se fala que ela teve um papel fundamental no incentivo à leitura, porque vários dos modernistas que estiveram ali eram grandes escritores e educadores”.

Para a literatura, nomes como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha e Guilherme de Almeida foram alguns dos responsáveis por representar o movimento e levá-lo para leitores e escritores de todo o Brasil.

“O Modernismo se tornou muito conhecida por conta dos livros, foi um movimento não só de disseminação de novas tendências artísticas no Brasil e de questionar a forma de se fazer arte aqui, mas também de incentivo forte à leitura, e isso significa que a gente precisa celebrar a data também como uma grande festa dos livros, da leitura e da literatura”, completa Villela.

Alguns outros importantes nomes, como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos e Victor Brecheret, marcaram essa ruptura também em outras áreas da arte: pintura, música e escultura. A partir disso, tivemos uma base criativa mais original no Brasil, que é lembrada e até hoje influencia a produção artística nacional.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS