Literatura | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 20/08/2012 12h34

Encontro do Proler abre inscrições para 12 oficinas e extensa programação cultural

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo do Estado lançou a programação completa e abriu o período de inscrições para o 13º Encontro do Proler - Memória, Atuação e Projeção, realizado pelo comitê municipal do Programa do Livro e Leitura e pela Associação dos Bibliotecários de Mato Grosso do Sul.

O evento, que acontece de 25 a 28 de setembro no Memorial da Cultura e no Centro Cultural José Octávio Guizzo, contará com doze oficinas, mesas de discussão, lançamento de livros e apresentações culturais em sua programação.

O 13º Encontro do Proler é aberto ao público em geral e possibilita a criação de novas e importantes ferramentas de trabalho e estudo para acadêmicos de cursos de licenciatura, professores, bibliotecários, contadores de histórias e gestores públicos desenvolverem práticas de incentivo à leitura.

As 12 oficinas oferecidas apresentam uma variedade de temas que contemplam toda a diversidade dos estudos da linguagem e da literatura. Em diversos espaços a gramática, a literatura, os gêneros textuais, os novos suportes tecnológicos de leitura, o ensino de literatura para o ensino médio e também a literatura infanto-juvenil estarão em destaque.

Segundo a coordenadora do Comitê Proler de Campo Grande, Neusa Arashiro, o objetivo maior do encontro é fortalecer as ações de incentivo a leitura, identificar iniciativas das entidades parceiras e contribuir para o aprofundamento de reflexões sobre os projetos de incentivo à leitura em andamento.

“Ao realizar este 13º Encontro, o Comitê marca a trajetória de voluntários compromissados em promover ações de estímulo e valorização social do ato de ler. Celebra também os 20 de atuação do Proler nacional e a construção de um Estado e de um país com mais leitores”, explica Arashiro.

O comitê  do Proler atua há 15 anos no Estado com o objetivo de incentivar a prática da leitura e da escrita na construção da cidadania. É constituído por voluntários como professores universitários, bibliotecários, instituições públicas e privadas. Em Mato Grosso do Sul também existem Comitês do Proler nos municípios de Dourados, Costa Rica e Paranaíba.

A palestra de abertura - Memória, Atuação, Projeção: uma reflexão sobre os 20 anos do Proler – será proferida pela coordenadora do Proler Nacional do Ministério da Cultura, Carmen Pimentel. Doutora em Língua Portuguesa pela UERJ, Mestre em Informática pela UFRJ e graduada em Letras pela UERJ, é professora de Português, Redação e Literatura desde 1985. Trabalha, também, com capacitação de professores da rede pública e privada, além de ministrar cursos em empresas. É co-autora de materiais didáticos e de artigos sobre Língua, Literatura e projetos com informática.

O 13º Encontro do Proler tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação (SED), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Conselho Municipal de Educação (CME), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNCME), Instituto Superior da Funlec (IESF) e da Grafica Alvorada.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS