Literatura | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 04/07/2012 11h25

Exposição literária na Biblioteca da FCMS homenageia escritor Hélio Serejo

Compartilhe:

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza a partir do dia 5 de julho (quinta-feira) a Exposição Literária “Dia do escritor – Homenagem ao Centenário de Hélio Serejo”, escritor, jornalista e folclorista sul-mato-grossense.

A mostra de livros da Biblioteca Isaías Paim acontece mensalmente com obras retiradas do seu próprio acervo, contemplando temas relacionados com datas comemorativas.

Hélio Serejo nasceu em junho de 1912, no município de Nioaque, mudou-se com a família para Ponta Porã. Aos 14 anos escrevia no periódico “A Folha do Povo” e aos 15 anos para as revistas cariocas “Boa Nova” e “Vida Doméstica”.

Serviu como voluntário das tropas legalistas de Getúlio Vargas na Revolução Constitucionalista de 1932, e, também nessa condição, ingressou no Exército Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro. Participou do concurso Poetas Moços Militares do Brasil e com o soneto “A Cacimba” conquistou o primeiro lugar, tendo recebido o prêmio das mãos do grande escritor da época, Álvaro Moreyra.

Retornou para o então Mato Grosso quando, junto com seu pai, passou a trabalhar no cultivo da erva mate. Anotou em 64 “caderninhos” tudo o que vivenciou nas ranchadas. Com essas anotações, escreveu grande parte de sua vastíssima obra, que soma 61 livros, ao longo de sua brilhante carreira literária.

Hélio Serejo pertenceu a várias entidades literárias pelo Brasil. Em 1º de março de 2005 mudou-se de Presidente Venceslau para Campo Grande, para assim ficar mais próximo das filhas, netos e bisnetos. Faleceu no Hospital Central do Exército em Campo Grande, em 8 de outubro de 2007, aos 95 anos.

Também estarão em exposição obras de autores regionais como os poetas Manoel de Barros, Lobivar de Matos, Raquel Naveira, Rubênio Marcelo e Guimarães Rocha, além de escritores como Elpídio Reis, Augusto César Proença, José Couto Vieira Pontes, Ulisses Serra, cronistas como Teresa Hilcar, Maria da Glória Sá Rosa e Paulo Coelho Machado, entre outros, além do romance-símbolo de Mato Grosso do Sul, “Inocência” do Visconde de Taunay.

Dentre os autores nacionais, o destaque vai para os poetas consagrados como Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Ferreira Gullar, Mário Quintana e novos como Arnaldo Antunes, Alexei Bueno, Fabrício Carpinejar e Dora Ribeiro, nascida em Campo Grande.

Dentre os romancistas, escritores do porte de Machado de Assis, Lima Barreto, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Guimarães Rosa, Érico Veríssimo e a nova geração de escritores como Luiz Vilela, Milton Hatoum, Raduan Nassar, Chico Buarque, cronistas como Rubem Fonseca, Fernando Sabino, Dalton Trevisan, entre outros.

Já na ala feminina, teremos obras das poetisas Cora Coralina, Adélia Prado, Cecília Meireles das escritoras Lígia Fagundes Telles, Rachel de Queirós, Maria Adelaide Amaral, Clarice Lispector e de novas escritoras como Paloma Vidal.

“No mês em que se comemora o Dia do Escritor, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim apresenta a obra completa do escritor sul-mato-grossense Hélio Serejo, um acervo rico e único que pode ser consultado sempre por toda a população”, explica Ítalo Gomes da Silva, assistente de atividades culturais (FCMS), responsável pela exposição.

“Essa exposição traz em sua composição mais de cinquenta obras selecionadas do nosso acervo, com títulos de vários escritores no cenário estadual e nacional. Todas elas disponibilizadas para empréstimos”, explica Juciene da Rocha Arruda, coordenadora da Biblioteca Dr. Isaías Paim.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS