Literatura | Da Redação/Com Assessoria | 21/01/2013 10h12

FCMS e UCDB se unem em projetos de leitura

Compartilhe:

Renovando por mais um ano o termo de cooperação para ações de culturas e incentivo à Leitura, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) se unem e projetos que abrangem oficinas e capacitações do Programa de Incentivo à Leitura (Proler) e do Projeto Almanaque.

Segundo a assessoria de imprensa da FCMS, o Proler possibilita anualmente, através de oficinas, mesas de discussão, lançamentos de livros e apresentações culturais, a criação de novas e importantes ferramentas de trabalho para acadêmicos de licenciatura, professores, bibliotecários e contadores de histórias desenvolverem práticas de incentivo à leitura.

Já o projeto Almanaque se dedica à leitura e escrita de crianças e jovens. Criado há 12 anos, abrange alunos do ensino fundamental e médio de escolas da rede pública e particulares, trabalhando as várias áreas do conhecimento. No início suas atividades desenvolviam-se somente com histórias em quadrinhos. Hoje o Almanaque estimula a leitura e a escrita por meio das mais variadas tipologias textuais, jogos e atividades pedagógicas e dinâmicas, como a música, dramatizações, contação de histórias e o teatro de fantoches.

As escolas e instituições podem visitar o projeto em três núcleos fixos: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, da Fundação de Cultura, Casa Dom Bosco e Sala de Leitura do Horto Florestal. Já as atividades são realizadas por acadêmicos extensionistas de diversos cursos da UCDB que desenvolvem temas ligados à sua área da graduação.

Serviço: a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim recebe o projeto Almanaque e disponibiliza cerca de 35 mil títulos para empréstimos e consultas. Ela fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário comprovante de residência, uma foto 3x4 e documento de identidade. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: 3316-9161 e 3316-9175.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS