Literatura | Da Redação/Com Assessoria | 15/02/2013 11h59

FCMS lança livro sobe a dupla ‘Filho dos Livres’ nesta sexta

Compartilhe:

Será lançado  nesta sexta-feira (15), às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea em Campo Grande, o livro “Guga Borba e Guilherme Cruz: Filhos dos Livres Pensamentos”, escrito por Gustavo de Deus.

A publicação conta parte da história dos últimos 20 anos da música sul-mato-grossense, sob a ótica dos músicos Guga Borba e Guilherme Cruz, do Filho dos Livres. Em 234 páginas, o escritor explica que a música urbana sul-mato-grossense é o resultado da absorção de influências como a harpa paraguaia, o cancioneiro latino e as cantigas indígenas, com o olhar atento ao que acontece no estrangeiro.

Segundo o autor, se Délio & Delinha e Zé Correia foram os pioneiros e, Geraldo Espíndola e Paulo Simões agregaram às raízes a música contemporânea, Guga Borba e Guilherme Cruz são a continuidade desse processo evolutivo. “Com mais de 20 anos de parceria, esses dois músicos e compositores sul-mato-grossenses começaram muito cedo na música. Durante essas duas décadas de carreira, os dois amadureceram junto com sua música, chegando à maioridade com o trabalho maduro e conceitual do Filho dos Livres”, explica.

Para o jornalista, escrever sobre dois amigos e grandes artistas, compositores, cantores e instrumentistas é dar reconhecimento a cultura regional. “O Guga e o Guilherme são apenas dois, entre a enormidade de ótimos artistas de Mato Grosso do Sul que não tiveram reconhecimento da mídia nacional. Escolhi ambos para representarem os que não foram tão valorizados, como é o caso da família Espíndola e de tantos outros artistas do Estado”.

Guga Borba e Guilherme Cruz já tocaram nas bandas Inverno Russo, Belladona, Naip e Filho dos Livres. Atualmente, Guga se divide entre a divulgação do seu primeiro disco solo, “Apneia”, a volta da banda Naip e a preparação do novo disco do Filho dos Livres. Ao todo, Guga já emprestou sua voz para a gravação de mais de 12 discos. Já Guilherme, além de também ter gravado discos, como músico e produtor, atualmente, toca na banda do maior violeiro do Brasil, Almir Sater.

O escritor Gustavo de Deus é formado em Jornalismo pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) em 2010. Antes de se tornar jornalista, Gustavo atuou como músico/baterista da banda Arara Rara por quinze anos em Campo Grande, com a qual gravou um CD, lançado em 2002.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS