Literatura | Da Redação/Com Assessoria | 07/02/2013 12h48

Fundação de Cultura recebe 5 mil novos livros para distribuição em 85 bibliotecas

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo do Estado recebeu da Fundação Biblioteca Nacional, por meio do Sistema Nacional de Biblioteca Públicas, cinco mil publicações, entre livros, atlas e periódicos, que serão distribuídos para 85 bibliotecas públicas que compõem o Sistema de Mato Grosso do Sul.

 Os livros foram pleiteados pela Fundação de Cultura – gestora do Sistema Estadual de Bibliotecas - através de um projeto que teve início nos primeiros meses de 2012. O repasse feito pela Fundação Biblioteca Nacional atende os requisitos da União e reconhece o desempenho do Estado na formação de leitores. Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado brasileiro a zerar o déficit de bibliotecas. 

Os cinco mil livros entregues esta semana totalizam cerca de R$ 35 mil em investimentos na cultura. Esta é a segunda remessa de livros dos últimos dois meses. Em dezembro de 2012 a Fundação de Cultura já havia recebido 2 mil títulos da Fundação Biblioteca Nacional, todos já distribuídos para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
 
O fomento a projetos de incentivo à leitura são metas da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para este ano. Para isso o governo trabalha na ampliação e modernização dos centros de leitura e na formação de acervos que atendam as necessidades de informação, cultura e lazer da comunidade local de cada um dos municípios do Estado. 

Os títulos adquiridos este mês são variados em temas. Tratam de sustentabilidade, cultura popular brasileira, literatura brasileira, infantil e infanto-juvenil, livros educacionais e técnicos. 

Dentre as obras de destaque estão os cinco volumes de um catálogo sobre a obra de Cândido Portinari; “Sertões Adentro, viagens nas caatingas” (séculos XVI a XIX), que retrata os sertões brasileiros e seus diversos significados; a coleção “Pensadores”, que trata de Filosofia; diversos CDs com atlas, enciclopédias, música clássica e música popular brasileira; exemplares da Revista de História da Biblioteca Nacional e cópias do Manual de Acessibilidade e Design Inclusivo para Habitação.  

Uma parte das obras deve ampliar o acervo da Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, que atualmente disponibiliza para a população sul-mato-grossense mais de 42.000 mil exemplares de livros técnicos, periódicos e revistas, obras raras, literatura brasileira, infantil, infanto-juvenil, além de computadores com acesso a internet gratuitamente ao público em geral. 

As visitas são abertas ao público. A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 horas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS