Literatura | Da Redação/Com Dourados News | 15/08/2012 12h17

Hospital da Vida ganha minibiblioteca

Compartilhe:

O Hospital da Vida (HV), a partir desta terça-feira, passou a contar com uma miniblioteca, que estará aberta ao público 24 horas por dia e terá o papel de reforçar o compromisso da instituição com a humanização do atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A minibiblioteca faz parte da RBC (Rede de Bibliotecas Comunitárias) idealizada e implantada pelo Grupo Literário Arandu com a intenção de incentivar o hábito da leitura, valorizar os escritores regionais e implantar uma cultura de paz entre os douradenses.

A minibiblioteca funciona no sistema “livro livre”, onde o interessado tem acesso ao acervo podendo ler os livros e revistas desde que os devolva no mesmo local, disse Carlos Magno Amarilha acrescentando que a intenção do Grupo Literário Arandu é implantar noventas destas minibibliotecas até o final do ano em praças, postos de saúde, escolas, hospitais entre outros logradouros públicos. As minibibliotecas, segundo ele, estão sendo financiadas pelas empresas privadas e depois doadas para o patrimônio público enquanto que a manutenção delas será feita por uma equipe do Grupo Arandu.

A implantação das minibibliotecas faz parte de uma estratégia para garantir a valorização da leitura e da produção dos escritores locais e regionais que terão seus livros expostos nas estantes. As minibibliotecas não terão cadeados e funcionarão no esquema do “livro-livre” onde as pessoas podem pegar os livros ou revistas e depois de lê-los farão a devolução no mesmo lugar sem nenhuma forma de controle ou registro.

Com este projeto o Grupo Literário Arandu pretende também contribuir com a cultura de paz e colocar Dourados no cenário nacional como uma cidade que se desenvolve com respeito à cidadania, a justiça social e a valorização dos valores culturais e literários.

Os próximos locais públicos a serem beneficiados com as minibibliotecas da Rede de Bibliotecas Comunitárias (RBC) do Grupo Literário Arandu são o Hemocentro Regional e o Hospital Universitário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS