Literatura | Jeozadaque | 02/04/2011 15h50

Professores publicam livro “Nas Trilhas do Letramento”

Compartilhe:

Os professores Alexandra Santos Pinheiro e Adair Vieira Gonçalves, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), publicaram o livro “Nas Trilhas do Letramento - Entre Teoria, Prática e Formação Docente”, pela editora Mercado das Letras. Eles são os organizadores da obra, que segundo a análise de Rildo Cosson, pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG, assumiram a tarefa de “percorrer as trilhas do letramento nos laços que unem e especificam teorias e práticas, na luz que o conceito pode lançar sobre o contexto escolar da escrita e da formação docente”. Essa decisão escaparia da armadilha das disputas terminológicas sobre “letramento”. Confira a sinopse do livro Este livro retoma e amplia as questões em torno do letramento, em suas mais distintas facetas: letramento digital, letramento literário e práticas de letramento em distintos contextos. Moveram os autores questionamentos de diversas ordens, entre os quais: Como as práticas de letramento escolares podem ser (re)significadas para torná-lo emancipador, crítico, cidadão? Que atividades poderiam substituir e/ou complementar aquelas eminentemente escolares de leitura e de produção de textos? O que deve ser levado em consideração, em relação à formação docente e às práticas não escolares, para o exercício do letramento? Se pretendemos atribuir à alfabetização e ao letramento um papel relevante ou decisivo para a conquista da cidadania, faz-se necessário, pois, uma pergunta: sob quais critérios de inclusão social associamos alfabetização e letramento? É o que o leitor poderá usufruir da leitura dos textos da coletânea, resultado da parceria entre os autores e organizadores e destes com o MEC – via edital de extensão. Da Redação/Com Dourados News

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS