Literatura | Da Redação/Com Assessoria | 15/04/2013 12h27

Projeto Almanaque recebe alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com UCDB, irá realizar atividades de incentivo à leitura com jogos de Fanzine com alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS, no dia 19 de abril, às 8 horas da manhã na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim.

A palavra fanzine vem da contração da expressão em inglês fanatic magazine, que significa em português revista de fãs. Os fanzines são publicações feitas por pessoas e para as pessoas que gostam de um determinado tema em comum, sejam elas amadoras ou profissionais.

Por seu conteúdo depender exclusivamente da paixão do fanzineiro – como são chamadas as pessoas que publicam fanzines – pelo tema abordado, existem fanzines sobre qualquer assunto que você puder imaginar: ficção-científica, música, literatura, culinária, aeronaves, e inúmeros outros, abordados sob as mais diversas formas: contos, poesias, documentários, quadrinhos, entre outros.

O Projeto de extensão Almanaque é  interdisciplinar que incentiva a leitura e a escrita de crianças e jovens por meio de atividades pedagógicas e lúdicas. Hoje, conta com a participação de 12 acadêmicos de vários cursos de graduação da UCDB e possui parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Além disso, realiza visitas às escolas das Redes Pública, Privada e instituições de Campo Grande. Nesses ambientes os extensionistas desenvolvem atividades diversas como jogos, brincadeiras, teatro, música e promove momentos de leitura e interpretação de textos, a partir da leitura de histórias em quadrinhos, histórias curtas, contos, lendas, etc., pertinentes à temática explorada a cada encontro.

Neste ano, o Projeto Almanaque, com a intenção de despertar a consciência à preservação do meio ambiente, trabalha o tema “Natureza preservada, alegria plantada”. O projeto tem por objetivo fortalecer valores e atitudes de educação ambiental e incentivar atitudes saudáveis de forma a cuidar dos recursos naturais, promovendo o desenvolvimento sustentável.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS