Museu | Da Redação/Com Notícias MS | 16/09/2015 14h27

Exposição Mita Porã é lançada no Museu da Imagem e Som

Compartilhe:

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS de MS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o Projeto Mita Porã, realizará no dia 21 de setembro de 2015, às 19h, o lançamento da Exposição homônima “Mita Porã”, que consiste em 60 fotografias realizadas em oficinas com adolescentes indígenas. O MIS de MS situa-se na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Memorial da Cultura, 3º andar. A ação faz parte da programação da 9ª Primavera de Museus que tem como tema “Museus e Memórias Indígenas”.

O projeto Mita Porã é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro – Oeste – IBISS-CO com o apoio dos Voluntários do Banco do Brasil e do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos das Crianças e do Adolescentes (CMDCA).

O Projeto “Mita Porã”, que em Guarani significa Criança Bonita, promove ações de fortalecimento do protagonismo juvenil de adolescentes e jovens das comunidades indígenas urbanas de Campo Grande, desde 2010.   As atividades estão sendo feitas nas aldeias urbanas Água Bonita e Darcy Ribeiro com crianças e adolescentes indígenas.

O projeto realizou, num primeiro momento, seis oficinas temáticas sobre políticas públicas e direitos humanos para criança e adolescentes indígenas nas aldeias de Água Bonita e comunidade Indígena Darcy Ribeiro. Num segundo momento foram realizadas oficinas de fotografia que, como previsto no projeto, resultaram nas fotografias a serem exibidas num terceiro momento, a exposição.

De acordo com a coordenadora do projeto Mita Porã, a socióloga Lidiane Kasiorowski Borges, as oficinas temáticas estão sendo realizadas de forma lúdica e busca construir saberes a partir da realidade de cada aldeia e das vivencias das crianças e adolescentes indígenas.

Para a facilitadora nas oficinas fotográficas, Nancy Angélica, o suporte fotográfico foi a forma de exercitar o olhar e o senso crítico desses jovens para suas necessidades que muitas vezes não tem voz e nem espaço para discussão.

A exposição ficará em cartaz no MIS de 21 de setembro de 2015 até dezembro de 2015 podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30, às 17h30.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS