Oficina | Com FCMS | 04/08/2023 09h45

Acontece em Rio Brilhante a Oficina Conservação Preventiva para Acervos

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Brilhante em parceria com a Fundação de Cultura de MS/Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural (MIS), promovem na próxima quarta e quinta-feira (09 e 10 de agosto de 2023), das 19h às 21h, a Oficina Conservação Preventiva para Acervos Museológicos.

A conservação preventiva desempenha um papel crucial para garantir a preservação a longo prazo e a estabilidade das coleções do museu. É um conjunto de medidas proativas destinadas a prevenir ou minimizar danos e deterioração de artefatos, obras de arte, documentos e outros objetos do patrimônio cultural. Promovendo a conservação preventiva, os museus podem proteger suas coleções para que as gerações futuras possam desfrutar e estudar.

Há várias razões para promover a Conservação preventiva como a minimização da deterioração das peças, a relação Custo-Efetividade, uma vez, que a preservação economia gastos futuros com restauro ou até mesmo a perda da peça. Dessa forma, podemos ressaltar o caráter da sustentabilidade que essa iniciativa enseja: posto que passamos a ver a importância desses objetos em sua perenidade, trazendo a noção da importância desses bens duráveis como um valor para a sociedade.

Os conteúdos abordados serão Constituição física dos acervos e principais agentes de deterioração, Cuidados e medidas de conservação dos materiais, Fatores de degradação, Equipamentos para conservação, Higienização dos bens culturais e Embalagem e acondicionamento.

Serão ofertadas 20 vagas e as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo whattsapp da Fundação de Cultura Esporte e Lazer – Furcerb (67 99843-1743).

Serviço

Oficina Conservação Preventiva para Acervos Museológicos

09 e 10 de agosto 2023, das 19h às 21h

Inscrições: Furcerb, Rio Brilhante
99843-1743

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS