Do Brasil para a Europa, Edith Rizzo levará seu mundo mágico ao Carrousel do Louvre, na França. Em entrevista ao EG, a artista rememora seus prazeres e inspirações.

"/>
Personalidade | Ayanne Gladstone | 14/09/2022 09h45

Edith Rizzo

Compartilhe:

Foi Ziraldo quem uma vez cativou-se pelo trabalho de Edith Rizzo. "Ela acredita que pintar é reproduzir, com talento e emoção, o que a paisagem à sua volta mostra aos seus olhos atentos", é como ele a descreve.

Edith Rizzo é uma artista plástica nascida na cidade de Santa Adélia, em São Paulo. Com seis anos de idade, começou a esboçar desenhos. Aos dez, já desenhava retratos. Em 1988, o ano de sua primeira exposição individual, foi premiada no Rio de Janeiro. Em 1999, protagonizou um dos episódios do quadro "Artistas de Rua", programa da Rede Globo apresentado por Xuxa Meneghel.

Em 2011 e 2012, foi premiada pela Rede Globo na Galeria TV Rio Sul. Em 2015, recebeu o título de Chevalier Academicienne, pela MAA (Mundial Art Academie), na França. Em 2017, recebeu os títulos de Delegada Cultural e Embaixadora da Paz, pela CONBLA (Confederação Brasileira de Letras e Artes), e foi novamente premiada pela Rede Globo na Galeria TV Rio Sul.

Iluminada por Salvador Dalí, Edith Rizzo apoia-se no surrealismo para ilustrar o que chama de natureza. Mulheres e meninas, imagens cruas e graciosas, misturam-se aos elementos da natureza, em especial a água e aos pássaros. Estes elementos serão expostos na Feira de Arte do Carrossel do Louvre, localizado em Paris, França, entre o Rio Sena e a Rua de Rivoli, principal centro das atividades voltadas para convenções e exposições artísticas em solo francês.

Do Brasil para a Europa, Edith Rizzo levará seu mundo mágico para os admiradores da arte surrealista. Em entrevista para o Ensaio Geral, a artista rememora seus prazeres e inspirações.

EG: Quem é Edith Rizzo?

Uma mulher determinada, que nunca desistiu dos sonhos. Apesar de sofrer com intensidade as dores, perdas e dificuldades, também sou intensa na esperança de uma vida melhor e feliz. Tenho uma vida simples, não acumulo bens, além de muitos amigos e a riqueza de morar no litoral.

EG: Como está a preparação para o Carrossel Do Louvre?

O quadro do Louvre, já está nas mãos do Edson Cardoso, da Galeria Ava, da Finlândia. Faço parte de um grupo de artistas selecionados por ele para participar na ART Fair, no Carrossel do Louvre. É o sonho da minha vida se concretizando e gostaria muito de estar presente no evento, em Outubro, mas ainda busco apoio financeiro para isso. Espero que a minha obra represente bem o meu país e todas as pessoas que me incentivaram, todos esses anos para não desistir desse sonho.

EG: Quantas obras você vai expor no Louvre?

O Louvre oferece o espaço para os galeristas e existe um custo para o metro quadrado (100x100). Estou enviando uma única obra, com dimensões 100 x 80, que ocupará esse espaço que me foi oferecido.


EG: Há um significado por trás de sua escolha em trabalhar com o surrealismo?

Não um significado, mas um propósito. Sempre fui realista até descobrir o surrealismo através de um livro do Salvador Dalí, que ganhei do artista londrinense, Agenor Evangelista. Quando vi suas pinturas, eu entendi que era aquele estilo que eu gostaria de pintar. Segui meu propósito de aprender sempre mais e me tornar uma artista surrealista, com técnica e um estilo próprio.

EG: O que a imagem feminina representa em suas composições artísticas junto a natureza?

A natureza é feminina. Todo brotar é feminino, por isso mulheres e natureza se misturam entre cenas reais ou surreais. Além das mulheres, a água é um elemento também bastante presente. Mas o que faz com que as pessoas reconheçam meu trabalho sem ver minha assinatura, é o fio carregado por pássaros. Eu vivo em uma região onde a natureza é muito intensa e colorida, e é para esse mundo mágico que eu quero levar as pessoas, ao admirar a minha pintura.


Para conhecer e apoiar o trabalho de Edith Rizzo, acesse o instagram @edithrizzo_ e seu site oficial, edithrizzo.com.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS