Cinema | Arruda Comunicação | 17/08/2022 10h51

Coletivo de cinema exibe filmes protagonizados por artistas negros

Compartilhe:

As comemorações dos dez anos do coletivo Transcine - Cinema em Trânsito continuam neste mês de agosto. A nova sessão de filmes ao ar livre já tem data confirmada, será no sábado (20), a partir das 15h. Trata-se da programação do evento “Tô Ato Arte” que será realizado na Praça do Preto Velho, que fica situada na Avenida Fábio Zahran, Jardim Paulista, na Capital. A entrada é franca.

Dessa vez a programação terá como foco a representatividade racial, como explica a produtora cultural e uma das idealizadoras da Transcine, Mariana Sena. “A ideia, na verdade, é dar visibilidade às obras realizadas e protagonizadas por pessoas pretas de Campo Grande que estão fora do circuito comercial, e também, mostrar o potencial de cada filme produzido dentro do cinema local”.

Mais do que um coletivo sobre a sétima arte, Cinema em Trânsito tem a proposta de ser um espaço democrático de cultura. “O cinema tem a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir, portanto, é uma ferramenta muito poderosa para atingir as pessoas de maneira diferente e funciona como uma forte ferramenta educadora. Dar visibilidade a temas pertinentes da nossa sociedade pode ajudar na formação da personalidade das pessoas e gerar, também, o encorajamento no combate à essa aberração que é a discriminação racial”, pontua Cátia Santos, produtora multimídia e, também, idealizadora da Transcine.

Programação

Para a segunda edição do evento “Tô Ato Arte” - TransCine 10 anos foi planejada uma agenda cultural recheada de atrações. Haverá participação de “O bar e a Banda” que apresenta o duo musical Lucas Rosa e Felipe Ceará, uma performance com Barbara Albino e a intervenção de graffiti de San Martinez. Além de uma feira com diversos produtos que vão do artesanato à gastronomia.

Com o pôr do sol, será a vez das exibições de filmes realizados e protagonizados por pessoas pretas de Campo Grande. Estarão em cartaz obras como: As invenções de Akins (Ulísver Silva); Luzes debaixo (Tero Queiroz), A margem é o centro (Thauanny Maíra), – animações caseiras de obras experimentais (Loren Artesã); Emfrente! (Livia Lopes); Memórias da noite passada (Felipe Lourenço) e Baile (Patrícia Saravy).

Para Ulísver Silva, autor do filme “As Invenções de Akins”, a proposta do coletivo está mais que aprovada. “Um projeto como a Transcine que tem como missão levar o audiovisual da nossa região para diversos locais é essencial ter esse recorte das produções afro sul-mato-grossenses para mostrar a trajetória artística desse grupo e estimular outros cineastas da comunidade negra que é possível fazer cinema. Ter como referência e inspiração”.

Pra rodar - Aos cinéfilos de plantão vale lembrar que ainda tem muito filme para entrar em cartaz na Transcine. É que a proposta do “Tô Ato Arte” é promover sessões até outubro, sempre no terceiro sábado de cada mês. Afinal, são dez anos de muita história para contar quanto a resistência que é necessária para aquelas que sabem o quão desafiador é trabalhar com cinema em Mato Grosso do Sul.

“Estamos celebrando com mostras de cinema por Campo Grande, com diversidade, valorizando o cinema local e nacional, acessível e gratuito para a população. Exibir filmes é uma paixão e comemorar dez anos é motivo de muita alegria”, finaliza Mariana Sena.

Aos cineastas interessados em fazer parte de mais este capítulo da história da Transcine, basta fazer contato pelo Instagram ou Facebook (@transcinecg). Por mensagem é possível obter informações sobre como participar da programação do “Tô Arte Ato”.

Serviço

Transcine - Dez anos de Cinema em Trânsito

Data: 20 de agosto (sábado)

Horário: a partir das 15h

Local: Praça do Preto Velho - Avenida Fábio Zahran, Jardim Paulista - Campo Grande

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS