Museu | Com Prefeitura de Coxim | 09/05/2022 13h40

Prefeito sanciona lei que cria o Museu Arqueológico e Histórico de Coxim

Compartilhe:

Comemorando os 124 anos de Coxim e fazendo parte das festividades, o prefeito Edilson Magro sancionou a Lei Ordinária 1.897 de 29 de março de 2022, criando o MAHC – Museu Arqueológico e Histórico de Coxim, a sansão da lei acontece no dia da sua reinauguração.

Localizado na casa de Zacarias Mourão e até então fechado para reformas, o museu de Coxim foi restaurado para que possa receber visitantes, turistas, alunos das escolas e demais pessoas que queiram conhecer um pouco mais do acervo de Coxim.

Para a sua reinauguração, além da reforma do prédio, o museu passou por algumas adequações e os servidores receberam, capacitação para melhor organizar e conservar o acervo, ministrada pela equipe do Sistema Estadual de Museus.

O desenhista Gildo Antônio Rodrigues entregou ao prefeito Edilson Magro um quadro com o desenho realista Zacarias Mourão, a arte foi doada ao museu e ficará a disposição da população para apreciação.

Conforme a lei que cria o MAHC de autoria dos vereadores Flávio Duarte e Carlos Henrique, fica instituído o Museu Arqueológico e Histórico de Coxim – MAHC, para pesquisa e preservação do patrimônio cultural de Coxim, como espaço de integração social e cultural, atendendo a comunidade local, turistas e público em geral, com finalidades, atribuições e organização previstos no Regime Interno a ser elaborado.

Fica também determinado que o MAHC será dirigido pela FUNRONDON - Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer.

Participaram da reinauguração o vice-prefeito Flávio Dias, o secretário de desenvolvimento sustentável Sérgio Alexandre; o presidente da FUNRONDON Darinei Nery; a diretora de cultura Janice Pereira; o coordenador do sistema estadual de museus e do arquivo público estadual, neste ato representando a Fundação de Cultura de MS, Douglas Alves; o vice-presidente da Câmara Municipal de Coxim, representando os demais parlamentares, vereador Flávio Duarte; o procurador do Estado Dr. Jucelino Oliveira Rocha e o presidente da 9ª subseção da OAB – Coxim, Dr. Rafael Garcia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS