Museu | Com FCMS | 11/11/2022 13h25

Sistema Estadual de Museus participa do 12º Encontro Paulista de Museus

Compartilhe:

O Sistema Estadual de Museus de MS marcou presença no 12° Encontro Paulista de Museus. Durante o Encontro, o SISEM-SP promoveu uma reunião de trabalho entre os representantes de Sistemas Estaduais de Museus presentes no evento.

Segundo o professor Douglas Alves da Silva, coordenador do Sistema Estadual de Museus de MS, “o encontro foi uma oportunidade de tratar as variadas realidades do setor museal em nível nacional, com cada estado demonstrando suas particularidades, em busca de soluções mútuas”. Além disso, pontuou que o Sistema Estadual de Museus de MS retomará o cadastro das dezenas de museus presentes no Estado e que na reunião os Sistemas Estaduais reativaram a Rede SIMUS (Rede de Sistemas Estaduais de Museus), visando melhorar a comunicação e estratégias de ações entre museus em nível nacional.

Para a coordenadora do Sistema Estadual de Museus de São Paulo e organizadora do evento, Renata Cittadin, o encontro foi muito importante. “Fico muito feliz a ampla participação de representantes de Sistemas Estaduais e de museus de outros estados neste primeiro evento presencial aqui no Museu do Ipiranga”, concluiu.

Sobre o evento

O EPM – Encontro Paulista de Museus é organizado pelo SISEM-SP, instância vinculada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari.

O tema desta edição é “Bem-viver, território, antirracismo, diversidade: com quantos termos se faz um museu?”, com programações nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2022.

O evento é inspirado pela efeméride de 50 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, e busca refletir sobre as transformações nos museus paulistas ao longo deste meio século. Também discute sobre a atuação de diferentes e diversas iniciativas museológicas na inserção dos museus em debates contemporâneos que ampliam seu papel transformador na sociedade.

Sobre o EPM

Maior evento do setor museal paulista, reúne profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados, configurando-se como um importante espaço para a troca de experiências e debates.

O EPM também é o evento de museologia de maior continuidade no Brasil, realizado anualmente desde 2009. A partir de 2019, o Encontro passou a ser sediado em edições alternadas na Capital e no interior paulista, ampliando a participação de profissionais de todo o estado e aproximando o SISEM-SP de cada realidade regional.

Após três anos sendo realizado virtualmente em decorrência da pandemia de Covid-19, o Encontro Paulista de Museus retorna à Capital para um evento presencial, com transmissão ao vivo nos principais canais de comunicação do SISEM-SP.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS