Eventos | Da Redação/Com Assessoria | 10/04/2013 12h47

Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro realiza Seminário em Corumbá

Compartilhe:

Com o objetivo de fortalecer e divulgar a cultura pantaneira, o Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro realiza no dia 12 de abril a segunda edição do Seminário Cultura para o Desenvolvimento do Pantanal. O encontro permitirá o intercâmbio de conhecimentos entre artistas, artesãos, produtores e gestores culturais, escritores, intelectuais, acadêmicos e a comunidade pantaneira. A realização do evento busca despertar novas possibilidades para o desenvolvimento da região e de ações educativas a partir do potencial da cultura regional, em paralelo colaborar com a elaboração e implementação de políticas públicas na área cultural conservando o patrimônio material e imaterial do pantanal.

A programação conta com a participação da diretora, Sylvia Helena Bourroul, do Instituto Acaia Pantanal – Corumbá/MS, com a palestra “A Escola como Espaço de Resgate da Cultura Pantaneira”. Também participarão do evento a escritora e psicóloga Michelle Arantes, com uma oficina e o lançamento do livro “O Pantanal: Desenhos e Histórias das Crianças”, que aborda fatos e perspectivas da vida da criança pantaneira, e o escritor Ricardo Pierette Camara, que fará uma palestra e o lançamento do livro “Os Contadores de Causos e a Poética dos Pantanais”. Serão exibidos filmes do cineasta Essi Rafael seguidos de bate-papo com o diretor.

Oficinas de Fotografia, com a professora e fotógrafa Elis Regina Nogueira, e de Gastronomia Regional, com Lídia Aguilar Leite, pós-graduada em Gastronomia Pantaneira, do Ponto de Cultura Moinho Cultural Sul Americano. A exposição de artesanato contará com a participação da Casa do Artesão de Aquidauana, e ainda, será oferecida uma nova excursão com o Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais com trilhas interpretativas interdisciplinares em áreas de significativo acervo patrimonial e ambiental na Serra de Maracajú.

Também compõem a programação as oficinas: “Leitura: Uma Aventura”, do poeta e professor Fernando D’Andréa, direcionada para educadores com o intuito de estimularem seus alunos à leitura. “Interação das Tecnologias Sociais com a Educação Básica”, ministrada pela premiada professora Cristina Piccolo. “Música – Ritmos Fronteiriços”, com a instrumentista e compositora Lenilde Ramos, que ensinará os ritmos de chamamé, polca paraguaia e guarania para sanfona.

O Seminário contará com curso de sobrancelha, corte e maquiagem, na Oficina Beleza Pantaneira, oferecida pelo Instituto IBBEL – Instituto Brasileiro para Pesquisa e Educação Profissional da Beleza.

Outra novidade no evento será a palestra “Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura: conceito e prática”, com a especialista em gestão cultural e em gerenciamento de projetos e colaboradora da área de projetos da Fundação CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, Amanda Gomes. A proposta da atividade é esclarecer dúvidas e estimular empresários e produtores investirem em projetos culturais por meio de incentivos fiscais.

As apresentações artísticas ficam por conta de Lenilde Ramos - sanfona, e de Geraldo Barbosa - viola caipira, na abertura, e do Quinteto Instrumental do Ponto de Cultura Viver Bem, para o encerramento. O GIC – Viver Bem é uma instituição que há mais de 13 anos realiza diversas atividades culturais. Há quatro anos faz trabalhos com música e instrumentos de corda com apresentações em Mato Grosso do Sul. O projeto tem a direção do maestro Eduardo Martinelli e colaboração dos professores Jardel Vinicius e Ricardo Reis.

O Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro realizará as atividades do Núcleo do Audiovisual, Artesanato - com a Faixa Paraguaia e atividades de arte-educação. A programação conta com a participação de ministrantes voluntários com a proposta de trazer o conhecimento acadêmico para a população local, além de estudantes interessados em trabalho extracurricular.

As inscrições serão realizadas no dia do evento a partir das 7h. Todas as atividades serão gratuitas. Mais informações no telefone 67 – 9902.7974 e no e-mail: sapicuapantaneiro@gmail.com.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS