Eventos | Da Redação/Com Diário Online | 24/04/2013 15h13

Projeto Brasis convida artistas para participarem de residências artísticas

Compartilhe:

O projeto Brasis, que propõe um intercâmbio cultural entre diversas regiões do país está em Corumbá e convida os artistas locais, sobretudo aqueles ligados ao ramo visual, para participarem das reuniões que começaram na terça-feira, 24 de abril, no auditório do Moinho Cultural Sul-Americano. A proposta, segundo a artista visual, Yili Rojas, que é idealizadora e realizadora do projeto, é desfazer a ideia de que a cultura está concentrada nos grandes centros urbanos, por isso as cinco cidades escolhidas foram Macapá (AP), Aracajú (SE); Rio Grande (RS); Corumbá (MS), e Ouro Preto (MG).

"A gente criou uma cartografia para colocar em contato essas regiões, os lugares que, talvez, esse diálogo seria mais improvável. A gente procura essa diversidade, estamos indo até os locais com os artistas e ver que em cada um deles há a inquietação, a vontade e por vezes, as pessoas estão até desmotivadas porque elas se espelham em outra realidade, que é outro contexto geográfico e estão nesse diálogo desigual no sentido mesmo de dialogar por quem, em algumas situações, não quer dialogar contigo", comentou.

Yili desenvolve o projeto ao lado do também artista visual e idealizador, Isaumir Nascimento. Juntos, eles criaram uma plataforma em rede usando a internet para manter os artistas em contato não apenas durante o período de realização do projeto, mas também posteriormente.

"A gente vai, percebe algumas questões e coloca em diálogo. O diálogo vai depender das duas partes, não tem como forçá-los, mas a gente o estimula.  Fazemos esse papel de mediador. A gente cria a plataforma para elas continuarem conversando, falando e o que a gente tem feito é estimular o interesse em perceber o outro", comentou.

A troca entre os artistas, na proposta do projeto, avança ao ambiente virtual. Nasce, então, as residências artísticas que Yili explica como irão funcionar.

"No caso de Corumbá, o artista selecionado irá para Rio Grande, ficar um mês com um pró-labore, passagens aéreas, e com toda essa rede de artistas que a gente já preparou para esperá-los no local", disse ao detalhar que como, pré-requisito, é preciso que o artista interessado tenha participado, pelos menos, dois dias dos encontros em sua cidade, ou seja, ainda há tempo para os corumbaenses que perderam o primeiro dia.

"Realizamos o encontro, que é o momento muito importante pra gente. Não é uma oficina, não é um curso, não é capacitação, é encontro, é troca. A gente apresenta nossos projetos em rede, pensando em produzir maior alcance para o trabalho, bem como vemos quem está apto para apoiar outros artistas", falou ao comentar ainda mais sobre os encontros.

"A gente codifica o trabalho, tiramos imagens, currículo dos artistas, e esse dossiê vai para os artistas de Rio Grande que vão avaliar individualmente e escolher um deles. Afinal, ninguém melhor do que os próprios artistas para saber qual a melhor proposta para a sua cidade, com quem querem conviver, se eles, pela imagem têm uma maturidade e uma qualidade. Da mesma forma, aqueles que se inscreverem aqui (Corumbá), vão selecionar os do Macapá", declarou.

Durante o período de residência, previsto para acontecer em junho deste ano, o artista selecionado tem por obrigação produzir trabalhos dentro do contexto para o local onde foi enviado.

"Ele fica hospedado na casa de artista que recebe uma contribuição financeira para isso. Ele vem para pesquisar e produzir em consonância com a cidade residente, de se inserir durante aquele mês, de criar vínculos, possibilidade de retorno", falou.

Yili Rojas ressalta que o registro do material produzido durante a residência artística deve ser entregue para o projeto, pois será incluído numa exposição que percorrerá as cinco cidades participantes.

Em Corumbá, os encontros continuam na noite de 4ª e 5ª feiras, 24 e 25 de abril, a partir das 19h30, no auditório do Moinho Cultural Sul-Americano. Para conhecer mais sobre o projeto Brasis, inclusive seu regulamento completo, basta acessar o site: www.brasisrede.wordpress.com.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS